O dia foi de emoção nos pontos de vacinação em formato drive thru em Florianópolis. A dona Mirtes Mattos, 81 anos, não saiu de casa no último ano. Neste sábado (6), data que marcou sua imunização contra a Covid-19, ela fez questão de levar flores aos enfermeiros que aplicam as doses na população. 

Continua depois da publicidade

 ​> Receba notícias de Santa Catarina no Whatsapp

– Eu não saio de casa. Eu pedi para uma amiga comprar [as flores] para eu poder trazer. Ela comprou ontem à noite e hoje eu estou entregando. Esse pessoal [enfermeiros] merece o céu, não só flores, não. Eu rezo todo o dia por eles – acrescentou a aposentada em entrevista à NSC TV.  

Assim como ela, idosos de 80 e 81 anos fizeram fila. São quatro pontos de vacinação em Florianópolis. Na avenida Beira-mar continental, a espera foi longa de manhã.   

> Comércio foca em regras e expectativa pela vacina para retomar economia em Santa Catarina

Continua depois da publicidade

O antigo aeroporto também é um dos pontos de vacinação. E teve família que aproveitou para registrar o momento.

A dona Eliete de Alvarenga, 80 anos, foi até o posto de vacinação na SC-401 e, agora, fica mais tranquila com a primeira dose. 

– Estava demorando muito. Agora a sensação é de alívio, felicidade de sossego – comenta.  

A filha Andréia Alvarenga se emocionou junto.  

> Todas as regiões de SC têm risco gravíssimo para coronavírus pela 2ª semana seguida

– Me deu uma renovação porque eu vi tantos idosos dirigindo, que vieram sozinhos, com bastante autonomia e independência. Eu tive um outro olhar a partir de hoje. Parece que aos 80 anos ainda tem bastante tempo de vida – completa.  

Continua depois da publicidade

Meta era vacinar 3 mil idosos de 80 e 81 anos

Quem tomou a primeira dose já sai com a data da próxima agendada, que acontece em 21 dias. Segundo dados da secretaria de saúde de Florianópolis, a meta para este sábado era a de vacinar mais de 3 mil idosos de 80 e 81 anos. Desde que as doses começaram a ser aplicadas, pelo menos 80% dos idosos com mais de 80 já receberam pelo menos a primeira dose do imunizante.  

> Dia da Mulher: histórias de profissionais essenciais para as nossas vidas no combate ao coronavírus

A vacinação em Florianópolis recomeçou na última sexta-feira (5) com as doses que chegaram nesta semana. 

Na sexta-feira foi a vez dos idosos de 82 a 84 anos. Para os próximos dias, um novo cronograma será divulgado.  

Continua depois da publicidade

– Estaremos prevendo um ponto fixo de vacinação para esses idosos e mais um sistema drive-thru para vacinação. Temos vacina para a primeira dose dos 80 anos e mais. A segunda dose fica reservada na rede de frio do estado. Assim que chegar próximo essa vacinação, o estado liberado. As vacinas estão asseguradas para esses idosos – explica Sandra Regina da Costa, enfermeira coordenadora do Plano de Vacinação de Florianópolis.  

Os drive-thrus ficaram abertos até as 16h deste sábado.

> Imposto de Renda 2021: veja tudo que você precisa saber