Às 12h36min, quando Ronaldo entrou na área da piscina do 22o andar do Hotel Sheraton, se iniciou a mobilização para um dos maiores eventos beneficentes do esporte: o Jogo Contra a Pobreza, que pela primeira vez será jogado no Brasil, em 19 de dezembro.

Continua depois da publicidade

O ex-craque, hoje empresário e integrante do Comitê Organizador da Copa de 2014, chegou à entrevista coletiva brincando com jornalistas e fotógrafos e começou saudando Porto Alegre, mantendo o bom humor:

– É ótimo voltar a essa cidade que sempre me acolheu bem. Sempre fui muito feliz aqui, inclusive na última vez contra o Inter. O pessoal do Inter não vai gostar muito – disse, arrancando risos.

Depois de ressaltar que o time de seus amigos estava “mordido” por ter perdido as últimas três partidas, Ronaldo lembrou da importância do evento para chamar a atenção a uma causa importante:

– Esse jogo é mais do que apenas arrecadar fundos. A importância dele é conscientizar de que podemos vencer a pobreza.

Continua depois da publicidade

O presidente executivo do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer, saudou a presença do evento em Porto Alegre.

– Eu gostaria de compartilhar o orgulho, alegria e motivação do grupo RBS em torno deste momento. Esta é uma causa que nos mobiliza. Junto com os patrocinadores, podemos trazer pela primeira vez para o Brasil um espetáculo que transcende um jogo de futebol. Estamos reunidos em torno de uma causa, que, infelizmente, abala o mundo inteiro. Em nome de nossos colaboradores manifesto nossa alegria de participar deste evento. Precisamos mostrar para o mundo como estamos ligados para essa causa. Quem sabe no dia 19 não teremos mais de um milhão de dólares e um recado para o mundo.

O representante residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, Jorge Chediek, exaltou o avanço social que acompanhou as edições anteriores do Jogo contra a Pobreza.

– O mundo nestes últimos 10 anos melhorou muito. Nós agora sabemos como fazer, o testemunho e o trabalho de pessoas como Ronaldo mostram como fazer. O exemplo dele mostra que é possível construir um mundo melhor, mas que ainda há mais a fazer. Estou agradecendo vocês em nomes dos meninos dos países que estão melhor graças ao trabalho que vocês fizeram.

Continua depois da publicidade

Flávio Steiner, Diretor de Eventos do Grupo RBS, confirmou a presença dos técnicos Mano Menezes e Luiz Felipe Scolari para comandar as equipes, e também confirmou a presença de Neymar e Leandro Damião no confronto.

– Junto com a Nine, estamos imbuídos em entregar o evento a altura, o jogo está marcado para às 21h. Temos vários jogadores que podemos confirmar. Os técnicos serão os gaúchos Mano Menezes e Luiz Felipe Scolari, então é garantida a qualidade técnica do jogo. Trabalhamos os ingressos com preços acessíveis para que toda a população tenha acesso ao evento – garantiu.

Depois da apresentação do Jogo contra a Pobreza, Ronaldo concedeu uma entrevista coletiva. O ex-atacante garantiu que a renda adquirida com a partida será aplicado no Brasil, mas que uma parte dos recursos será distribuída pela ONU para atender aos projetos sociais da entidade.

Mantendo o bom humor, o adversário de Zidane garantiu a intenção de reverter a série de derrotas que aconteceram nas últimas edições. E prometeu:

Continua depois da publicidade

– O jogo é disputado mesmo. Temos muita rivalidade mesmo e ninguém vai entrar para perder.

Depois da brincadeira inicial com o Inter, Ronaldo acabou lembrando que sua última partida em Porto Alegre não acabou tão bem quanto na decisão da Copa do Brasil de 2009. A visita acabou em derrota do Corinthians por 2 a 0 contra o Grêmio. Mesmo com as más lembranças do Tricolor, Ronaldo não poupou elogios ao novo estádio gremista

– A última vez que eu estive aqui para jogar nós perdemos contra o Grêmio. Sempre é bom vir a essa cidade maravilhosa. Sempre sou muito bem recebido. Nós pensamos em Porto Alegre, porque está começando uma época que vamos viver muito intensamente. A Arena do Grêmio está quase pronta, seria a primeira a ser entregue dos estádio da Copa. Apesar de não fazer parte das sedes do jogos, tem padrão FIFA. Foi uma negociação fácil, todo mundo se envolveu muito.

Mesmo que os recursos que possam ser obtidos sejam fundamentais, Ronaldo enfatizou a importância da mensagem que precisa ser levada para a população combater a pobreza.

– Os quatro milhões de dólares não resolvem o problema da pobreza. O que é mais importante é levar a mensagem para o mundo. É fundamental que essa voz se espalhe e todos se ajudem para melhorar o mundo. Já eliminamos um pouco da pobreza, são números que nos deixam felizes, mas ainda falta muito para evoluir.

Continua depois da publicidade