O boxeador Esquiva Falcão já está decidido: Não tentará uma vaga nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Medalhista de prata em Londres 2012, o brasileiro que estava com seu nome cotado para participar do pré-olímpico mundial no Azerbaijão, em junho, último torneio classificatório de boxe para a Rio 2016, tomou a decisão junto com sua equipe.

Continua depois da publicidade

Devido também agenda do Esquiva já para este ano, participar da Olimpíada neste momento atrapalharia seu ritmo para as lutas já previstas. O brasileiro revelou que tem luta marcada para o dia 14 de maio contra o mexicano Paul Valenzuela, em Los Angeles, nos EUA, e que deve lutar no Brasil em outubro, com data e adversários ainda a confirmar. O calendário, portanto, seria apertado para Esquiva lutar no Azerbaijão em junho e, eventualmente, disputar os Jogos em agosto.

Leia mais:

Sarah Menezes conquista o bronze no Grand Prix de Samsun

Após doping, Ana Cláudia Lemos não terá Bolsa Pódio renovada

Continua depois da publicidade

Colômbia se classifica e fica com última vaga do futebol no Rio 2016

— Conversei com a minha equipe e resolvemos não participar do Pré-Olímpico. Queria muito estar na Olimpíada, mas estamos pensando no meu futuro no boxe profissional. Tive a minha oportunidade e já conquistei minha medalha. E temos excelentes atletas que irão lutar pela medalha no boxe, é o momento deles. Meu objetivo hoje não é a medalha de ouro olímpica, mas sim ser campeão mundial — afirmou Esquiva.

O planejamento da Top Rank, equipe que gerencia a carreira de Esquiva, é que o brasileiro faça pelo menos quatro lutas antes de disputar, em 2017, seu primeiro cinturão no boxe profissional. Até aqui, Esquiva segue invicto profissionalmente: são 13 lutas desde 2013, todas com vitória. Na última, em março, ele nocauteou o americano Joe McCreedy.

*LANCEPRESS