Um esquema de contrabando de herbicida ilegal foi alvo de operação da Polícia Federal nesta quinta-feira (9) em duas cidades de Santa Catarina. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em dois imóveis localizados em Massaranduba, Norte do estado, e Dionísio Cerqueira, no Oeste.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
Conforme a Polícia Federal, a operação está sendo realizada para desarticular um esquema criminoso de contrabando de herbicidas que contêm o ingrediente ativo “paraquate”, produzido na Argentina, trazido de forma clandestina ao Brasil e comercializado ilegalmente na região. O produto é nacionalmente proibido por conta da aguda toxicidade.
Receita Federal cumpre mandados em SC contra esquema que emitiu R$ 17 bi em notas fiscais falsas
Continua depois da publicidade
A investigação teve início em janeiro de 2023, após a prisão em flagrante de um argentino que transportava grande quantidade de herbicida proveniente daquele país. O produto, contendo a substância proibida, estava destinado à comercialização em Massaranduba/SC e cidades próximas.
Com o cumprimento de mandados nesta quinta-feira, os materiais deverão ser recolhidos. A PF ainda não divulgou quais itens foram apreendidos nos imóveis alvos da operação.
Os investigados responderão pelos crimes de importação, transporte e armazenamento de agrotóxico proibido e associação criminosa, cujas penas máximas podem chegar a nove anos de reclusão.
Leia também
Fotos antigas mostram como era praia da Vigorelli em Joinville antes da urbanização
Mobilização com donativos ao RS enche 15 carretas e é prorrogada até sexta em Joinville
Casal foge da PM após usar bebê para furtos e é preso com roupas, picanha e cerveja em SC