Uma grande descoberta foi encontrada nas obras do Elevado do Rio Tavares, no Sul da Ilha. Um esqueleto de um índio sambaquieiro, de 1,5m, em ótima condição, encontrado por arqueólogos do lado das obras. Segundo o arqueólogo responsável pela pesquisa da descoberta, Osvaldo Paulino da Silva, o esqueleto deve ter por volta de 3000 anos de idade.
Continua depois da publicidade
– É um esqueleto de um habitante pré-histórico da região de Florianópolis, e que pode trazer uma série de informações. Já sabemos, por exemplo, de rituais de sepultamento: a cabeça para o sul e os pés para o norte, mesmo ritual dos outros dois esqueletos encontrados – comentou Osvaldo Paulino da Silva.
A descoberta é considera um “prêmio” para os escavadores do sítio arqueológico, já que estão desde 2015 escavando a região. Já haviam sido encontrados dois sepultamentos, mas com poucos vestígios e, segundo o arqueólogo responsável, não proporcionou uma análise mais aprofundada. Este último esqueleto encontrado, na última etapa de escavação, é um esqueleto completo e articulado, podendo proporcionar melhores analises e estudo.
Ouça a entrevista com o arqueólogo responsável pela pesquisa da descoberta, Osvaldo Paulino da Silva
#NotíciaNaManhã – Esqueleto de um índio sambaquieiro, de 1,5m, em ótima condição, encontrado por arqueólogos do lado das obras do elevado do Rio Tavares. Fragmento será levado aos EUA para saber a idade da ossada, mas ela tem pelo menos 1,5 mil anos. pic.twitter.com/cPcBUtDwCC
— Mateus Boaventura (@MatBoaventura) 30 de agosto de 2018Continua depois da publicidade
#NotíciaNaManhã – Começa retirada do esqueleto encontrado no sambaqui ao lado das obras do elevado do Rio Tavares. pic.twitter.com/CaGUdVkbsc
— Mateus Boaventura (@MatBoaventura) 30 de agosto de 2018