Profissionais envolvidos nas últimas escavações no sítio arqueológico onde acontecem as obras do Elevado do Rio Tavares, no sul da Ilha, em Florianópolis, encontraram um novo sepultamento humano nesta quarta-feira (29). No entanto, diferente dos outros achados, que se limitaram a partes de esqueletos, desta vez foi encontrada uma ossada quase completa.
Continua depois da publicidade
A ação de retirada foi feita sob a responsabilidade do coordenador da pesquisa, o arqueólogo Osvaldo Paulino da Silva. O trabalho foi contratado pela Prefeitura de Florianópolis em atendimento a uma exigência feita pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Isso porque as obras do elevado ficam no entroncamento das rodovias SC-405 e SC-406, local exato do Sambaqui do Rio Tavares III registrado pelo órgão federal.
Segundo Silva, o esqueleto humano, possivelmente pré-histórico, foi encontrado ao lado do pilar 1, o último dos 12 pilares do elevado que foi construído, já no acesso à Lagoa da Conceição para quem vem do Sul da Ilha.
Quanto à data em que viveu, ele informou que amostras desse e de outros achados em todas as escavações arqueológicas – como o caso de carvões de fogueiras produzidas pelos ocupantes do sambaqui – serão encaminhadas a um laboratório nos Estados Unidos para análise, por meio do Método Carbono 14. O resultado deverá sair dentro de seis meses.
Continua depois da publicidade
Apenas uma análise laboratorial mais aprofundada a ser feita pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) poderá dizer mais sobre a descoberta.
Andamento das obras
A secretaria de Infraestrutura da Prefeitura informou que, em princípio, o andamento das obras do Elevado do Rio Tavares não será afetado.