Normalmente, as pessoas tendem a achar que a beleza física é o grande fator que atrai as pessoas. Ainda mais atualmente com redes sociais e aplicativos de relacionamento onde a aparência é o primeiro cartão de visita. Contudo, a ciência tem descoberto um padrão de comportamento em termos de interesse romântico, que foge até da ideia de ser inteligente ou engraçado.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
A Universidade de Tel Aviv, em Israel, publicou uma pesquisa demonstrando que o grande fator de atração principal para muitas pessoas é a gentileza. Continue a leitura para saber como a pesquisa chegou nessa conclusão.
Continua depois da publicidade
Como a pesquisa foi desenvolvida?
De acordo com o jornal britânico The Times, a pesquisa almeja definir quais são as características não relacionados ao físico que podem ser impactantes ao considerar uma pessoa bonita. Para isso, cerca de dez experimentos foram realizados com 4000 participantes.
Um exemplo de teste se deu quando os participantes foram expostos à descrição de uma pessoa que trabalha voluntariamente em uma cozinha comunitária e outra que não tem hábitos gentis ou de pró-socialidades, definido segundo a pesquisa como alguém que age pelo benefício alheio mesmo sem interferência externa. Em seguida, os pesquisados foram apresentados fisicamente a cada uma dessas pessoas para ver se eram considerados mais bonitos.
Continua depois da publicidade
Os gentis ficam mais “bonitos”
De acordo com o resultado da pesquisa, publicada na revista científica British Journal of Social Psychology, as pessoas que têm atitudes pró-socialidade aumentaram seu nível de beleza e o interesse romântico.
Tanto que, no exemplo citado, ao serem solicitados a dar uma nota para o quão bonito cada um dos “candidatos” eram, as pessoas pontuaram mais de 10% a mais para o que fazia trabalho comunitário na cozinha se comparado com alguém engraçado.
Segundo a Dra. Natalia Kononov, da Universidade de Tel Aviv, a beleza não deixa de ser importante, mas não tem um peso tão grande. “Descobrimos que pessoas que são gentis com os outros são julgadas como mais bonitas […] Então, a beleza não é apenas superficial — ser uma boa pessoa pode fazer você parecer melhor também.”, afirmou a especialista para o The Times.
Continua depois da publicidade
Leia também
Flor-Cadáver: Conheça a maior planta do mundo e por que ela tem “cheiro de morte”
O que acontece com o corpo quando você exagera no açúcar?
Os sinais que os meteorologistas buscam na formação de um ciclone tropical