A tradição de estourar um espumante no Réveillon, quando o relógio marca meia-noite no dia 31 de dezembro, é comum em inúmeras partes do Brasil e representa a esperança e a comemoração para um ano novo melhor e próspero. Mas, quais os melhores espumantes para o Réveillon?

Continua depois da publicidade

Para entrar no novo ano com o pé direito, as pessoas recorrem a várias tradições, como pular sete ondas, usar as cores da sorte e também apreciar um bom espumante no Réveillon.

Os melhores espumantes para o Réveillon

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Continua depois da publicidade

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

  • Champagne, Montaudon Brut
  • Espumante Salton Brut
  • Espumante Casa Perini Moscatel
  • Casa Valduga Gran Reserva Extra Brut 2012
  • Garibaldi Pinot Noir Brut Rosé
  • Hermann Bossa, N°1 Brut
  • Terranova Tropical Moscatel
  • Champagne Montaudon Brut

    Elaborado pela Maison Montaudon, tradicional casa de Champagne fundada em 1891, este Brut tem notas de frutas brancas, mel, pão e fermento no aroma, além de um paladar cremoso, com boa acidez, médio corpo e delicada perlage.

    Espumante Salton Brut

    Produzido na serra gaúcha, este espumante tem coloração amarelo-palha com reflexos esverdeados e borbulhas abundantes. Apresenta aroma de flores e frutas cítricas com pão tostado.

    Continua depois da publicidade

    É feito com a uva Chardonnay e proporciona paladar refrescante, agradável e cremoso. Ideal para acompanhar os dias mais quentes, assim como a festa de Ano-Novo durante o verão brasileiro.

    Espumante Casa Perini Moscatel

    O Brasil tem se destacado mundialmente no mercado de vinhos, e esse rótulo é uma prova disso. No ano de 2017, recebeu da revista World Ranking of Wines & Spirits o título de 5º melhor vinho do mundo. Desfrutá-lo no seu réveillon certamente será uma ótima forma de começar um novo ano.

    Em taça, esse espumante para Ano-Novo entrega uma tonalidade amarelo-claro e perlage persistente, e um paladar doce e balanceado com frescor. Ao olfato,traz um perfume frutado e com notas florais.

    Continua depois da publicidade

    Casa Valduga Gran Reserva Extra Brut 2012

    Um espumante de brasileiro de excelência que recebeu 90 pontos do guia Descorchados. Elaborado por meio do método tradicional, com longa maturação, são 60 meses sobre as borras, em garrafas. Parte do vinho da uva Chardonnay amadureceu por 12 meses em barricas de carvalho, o que garantiu ainda mais complexidade à bebida.

    Garibaldi Pinot Noir Brut Rosé

    Ainda na videira e logo após chegar à cantina, as uvas passam por um rigoroso controle de sanidade, com seu ponto maturação determinado idealmente para a produção deste espumante.

    A bebida aromática é feita exclusivamente com a uva Pinot Noir. O perfil refinado e marcante tem presença no paladar e garante uma vocação gastronômica excelente, com grande versatilidade para harmonizar.

    Continua depois da publicidade

    Espumante Chandon Brut 

    Espumante elaborado e engarrafado na origem pela Casa Chandon do Brasil, fundada em 1973 pela Maison Moet & Chandon, França. Elaborado a partir do classico assemblage de três variedades da Serra Gaúcha: Riesling Itálico, Chardonnay e Pinot Noir. Caracteriza-se pela delicada cor amarela com reflexos dourados, a espuma abundante e persistente com formação de um colarinho no contorno da taça e seu perlage de borbulhas finas, ativas e numerosas.

    O aroma apresenta características florais (flores brancas) e frutadas (cítricos, maçã e um toque de abacaxi) com uma nuance de pão fresco. O paladar começa por um ataque franco de uma acidez equilibrada, continua com uma nitida sensação de redondeza e frescor; e finaliza com notas de frutas secas e citricas com uma persistência média.

    Hermann Bossa, N°1 Brut

    O espumante é feito exclusivamente com uva Chardnoney. Tem colocaração palha claro e brilhante. No oufato, é possível sentir notas de frutas cítricas e de polpa branca (abacaxi, pêra), florais e leves notas de pão, (fermento) aportadas pelo contato com as lias. Na boca é fresco, de boa cremosidade e harmonia. Boa persistência.

    Continua depois da publicidade

    Terranova Tropical Moscatel

    De cor amarelo-esverdeada clara, perlage fino, intenso e persistente, apresenta aroma intenso, fresco e típico, com notas de jasmim e outras flores brancas, além de guaraná, cítricos e mel. No paladar, é leve e doce, com um final de boca jovial e refrescante.

    O Terranova Tropical Moscatel harmoniza muito bem com frutas frescas como morango, uvas, carambola, romã, abacaxi, pitanga, salada de frutas, abusando de laranja com folhas de hortelã. Merengues, tortas de limão, sorvetes de frutas cítricas, geleias de laranja com queijos frescos de massa mole também são indicados, além de bolos de casamento recheados com frutas, gelatinas e suflê de limão.

    O que é um espumante

    Os espumantes são vinhos historicamente ligados a celebrações. Suas borbulhas e essência elegante têm tudo a ver com festas e confraternizações de fim de ano.

    Continua depois da publicidade

    Esse tipo de vinho pode ser elaborado com diferentes uvas, como a Chardonnay e a Pinot Noir, e métodos, como Charmat e Tradicional, também conhecido como Clássico.

    Qual é a diferença entre espumante e champagne

    Os espumantes são fabricados com a segunda fermentação de um vinho branco, tinto ou rosé e, por isso, possuem mais bolhas e gás carbônico natural. Os primeiros espumantes foram produzidos na França, responsável por criar alguns métodos de produção conhecidos mundialmente, originando também diversos tipos de espumantes. 

    Já os champagnes são produzidos de uma forma diferente. Estes nada mais são que espumantes de altíssima qualidade produzidos em uma região específica da França, Champagne, localizada a 150km de Paris. Devem ser produzidos com três uvas: Pinot Noir, Chardonnay e Pinot Meunier. 

    Continua depois da publicidade

    Ou seja, um espumante só pode ser chamado de champanhe se for produzido nessa região, com essas uvas e seguindo o método de fabricação tradicional, que é o Champenoise, no qual o vinho passa por dois processos de fermentação

    Leia também

    A cor ideal para o Réveillon 2025 de acordo com os signos