Uma concentração de espuma pode ser avistada sobre o Rio Itajaí-Açu na manhã desta terça-feira, em Blumenau. A reação ocorre na margem da Rua 2 de Setembro, Bairro Itoupava Norte, na altura do Dique da Fortaleza.
Continua depois da publicidade
Segundo o presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema), Anselmo Lessa, técnicos recolheram amostras no local por volta das 7h30min, que serão analisadas em laboratório. Mas, inicialmente, trata-se de despejo de esgoto nas galerias que desembocam no Itajaí-Açu.
– Nosso pessoal já foi até lá e percebeu que o problema é o mesmo registrado outras vezes. Não há tinturaria, lavação ou atividade industrial por perto que pudesse gerar a espuma – justifica Lessa.
O problema também foi visível em maio do ano passado. Na época, as análises apontaram a presença de esgoto sanitário na água. Segundo Lessa, se a análise identificar um efluente industrial na água, os técnicos vão idenfiticar qual empresa é responsável pelo produto, para notificá-la.
Segundo a gerente de Unidades de Conservação da Faema, Camila André, como a vazão do rio está baixa e há um pequena queda de água no ponto onde o problema está concentrado, o esgoto fica mais concentrado e contribui para a formação da espuma.
Continua depois da publicidade
– Todo imóvel na região gera esgoto e é inviável identificar o causador para notificá-lo. Quando é efluente industrial, é mais fácil detectar a partir do produto encontrado na análise – argumenta Anselmo Lessa.