Os benefícios das atividades físicas não desaparecem junto com o sol do verão. Muito pelo contrário. Durante o inverno, fazer exercícios pode ser ainda mais vantajoso para a saúde, já que nosso corpo consome mais energia para se manter aquecido e, consequentemente, gasta mais calorias. Além disso, uma rotina de atividades ajuda a manter o organismo ativo, energizado e a forma física em dia.

Continua depois da publicidade

Uma maneira de driblar a vontade de se render à preguiça dos dias frios é praticar esportes alternativos, que motivem a sair de casa. Veja algumas opções para quebrar a rotina da academia neste inverno.

Trilhas

Além de trazer benefícios para o corpo, fazer trilhas também faz bem para a mente. Caminhar em meio a natureza e observar belas paisagens é a atividade perfeita para aquecer um dia frio. Em Florianópolis, no Norte da Ilha, há sete opções de roteiros ecológicos que oferecem caminhadas de diferentes intensidades: do nível fácil ao difícil e cenários que vão de praias a dunas com opções para todos os perfis.

Esportes aquáticos

Continua depois da publicidade

A hidroterapia consiste em tratamentos terapêuticos para corpo e mente por meio da água. Uma piscina aquecida traz o cenário perfeito para se movimentar durante o inverno: de natação a hidroginástica, a água permite atividades de baixo impacto e alto desempenho. Exercícios neste ambiente trabalham todo o corpo, relaxam os músculos, aliviam dores e melhoram a circulação e são ótimos para quem tem algumas limitações físicas.

Sandboard

O sandboard nada mais é do que um esporte em que, com pranchas similares às de snowboard, o praticante desce dunas de areia. Criado em Florianópolis na década de 1980, o esporte ainda é muito popular na região. Quem faz sandboard no inverno encontra dunas secas (o que facilita o deslizar) e temperatura agradável – durante o verão a areia pode ficar tão quente que impossibilita a prática.

Aulas de dança

Para algumas pessoas, dançar é uma atividade tão prazerosa que é vista mais como um hobby do que um esporte. Mas além do lazer, a dança é uma ferramenta poderosa para aquecer o corpo, trabalhar a memória, a flexibilidade, a coordenação e reduzir o estresse. Outra vantagem é que não tem restrição de idade, nem de local. Nos dias de chuva e frio, os inúmeros tipos de dança são alternativas para evitar a monotonia da musculação e se manter aquecido.

Surfe

Usando o equipamento adequado para se proteger do frio, este pode ser o melhor momento para quem quer começar a surfar. Sem a interferência de multidões, comuns na alta temporada, é possível cair na água em pequenos grupos, com privacidade e com apoio de profissionais que ajudam a aprender o esporte sem as distrações de uma praia lotada. Além disso, é nos meses de inverno que ocorrem as melhores ondas, especialmente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Continua depois da publicidade

Golfe

Há muito mistério em torno do golfe. Mas quem pratica garante que é uma maneira de relaxar, entrar em contato com a natureza e interagir socialmente. É um esporte de baixo impacto, que desafia todas as idades, promove estímulos mentais e competições saudáveis – tanto consigo mesmo quanto com outros competidores.

Conteúdo patrocinado pelo Resort Costão do Santinho e produzido pelo Estúdio de Projetos Especiais & Brands