No dia 8 de dezembro de 1973 ia ao ar a primeira edição do programa que se tornaria presente nas manhãs de domingo dos brasileiros pelos próximos 50 anos. Desde de sua estreia, o Esporte Espetacular conduz os telespectadores pelos principais estádios, quadras e pistas esportivas do mundo, transmitindo detalhes de eventos que marcaram épocas e gerações, evidenciando que o esporte vai muito além da competição.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
Para comemorar o aniversário, o Esporte Espetacular preparou uma edição especial, cheia de surpresas e novidades. Com direito a estreia de cenário novo e vinheta de abertura reformulada, destacando esportes praticados no dia-a-dia, seja na rua, no condomínio ou no quintal de casa.
A nostalgia também está presente, com personagens e conquistas que emocionaram e serviram de inspiração para o Brasil ao longo destes anos. Atletas como Romário, Giba e o manezinho Gustavo Kuerten (Guga), relembram suas trajetórias no esporte e como elas se entrelaçam com a história do programa.
Continua depois da publicidade
Para uma ocasião tão especial, não poderia faltar a inconfundível música tema do Esporte Espetacular. A trilha sonora permanece a mesma, mas será composta por novos ritmos, trazendo mais brasilidade ao clássico arranjo. Cinco capitais do Brasil foram selecionadas para fazer esta releitura e na região Sul do país a Orquestra Camerata Florianópolis foi a escolhida.
Veja quais são os 11 títulos reconhecidos do Palmeiras no Campeonato Brasileiro
Música clássica também combina com esporte
O convite para Camerata compor uma nova versão da música tema do Esporte Espetacular surgiu de uma pesquisa feita pela produção do programa, que buscava artistas que representassem bem a cultura catarinense.
– Eles assistiram diversos vídeos nossos, se encantaram pelas misturas de gêneros populares, mas queriam a Camerata Florianópolis numa versão clássica, de forma que contrastasse com as que foram apresentadas em outros quatro estados do Brasil. Assim, o convite foi feito. Uma feliz surpresa! – explica Jeferson Della Rocca, fundador e maestro da Camerata Florianópolis.

A gravação da trilha sonora ocorreu no dia 29 de outubro deste ano e reuniu os músicos da Camerata para tocarem na Ponte Hercílio Luz. Então, o grande desafio passou a ser as condições climáticas.
Continua depois da publicidade
– Estávamos numa semana chuvosa e não tínhamos certeza se conseguiríamos filmar no dia agendado com a equipe da Globo. Felizmente, justamente na metade da manhã do dia da gravação, a chuva parou e despontou um lindo dia de sol! Foram poucas horas de céu iluminado, suficientes para fazermos uma linda filmagem! – destaca o maestro.
Sobre a experiência de fazer essa releitura, Jeferson conta que o processo criativo se baseou em preservar o tema clássico do programa, sem perder a autenticidade da Camerata.
– O desafio foi mesclar a música original do Esporte Espetacular com a nossa sonoridade e estilo. Tentamos deixar uma trilha composta na década de 80 com uma “roupagem” mais contemporânea. Fizemos diversas versões, com instrumentação e tamanhos diferentes. Acredito que o resultado ficou muito bom! – celebra Jeferson.
Fundada em 1994, a Camerata Florianópolis realiza em 2023 sua 30ª temporada de concertos. Para Jeferson, a orquestra não poderia encerrar este ciclo de maneira melhor. O regente também agradece à equipe do Esporte Espetacular pela oportunidade e elogia os produtores do programa pelo respeito e profissionalismo com os músicos. Ele ainda ressalta a importância desse reconhecimento nacional para a música catarinense.
Continua depois da publicidade
– Santa Catarina é riquíssima em artistas de grande talento, com uma produção cultural que está entre as melhores do país. É sempre muito bom quando o fruto do trabalho de nossa gente ganha uma maior visibilidade. Viva a música catarinense! – conclui.
O Esporte Espetacular especial deste domingo, apresentado por Lucas Gutierrez e Bárbara Coelho, vai ao ar logo depois do Auto Esporte.
VEJA TAMBÉM: Confira na galeria o ranking da Forbes com os jogadores de futebol mais bem pagos do mundo (em dólares)
Assista também
Gol incrível: brasileiro cobra falta a 130 km/h e é comparado a Roberto Carlos, veja
Da Copa do Mundo ao Bola de Ouro: um retrospecto do ano de Lionel Messi
Catarinenses nos Jogos Pan-Americanos 2023: veja lista completa dos medalhistas
Publicidade
Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC
Continua depois da publicidade