Não é novidade que praticar atividades físicas faz bem para o corpo e para a mente. Na juventude não poderia ser diferente. Principalmente na atualidade, em que crianças e adolescentes são cercados por tecnologia e aparelhos eletrônicos de última geração. Com a diversão nas telinhas, é preciso reforçar o estímulo para a realização de esportes e falar sobre os benefícios que eles trazem para o desenvolvimento dos jovens não apenas na saúde física e mental, mas também em outras áreas da vida.
Continua depois da publicidade
Para colher os frutos de se manter em movimento e para ser considerado fisicamente ativo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) é necessário realizar atividades por cerca de 150 minutos por semana em atividades moderadas, como caminhada, pilates e dança; ou 75 minutos semanais em práticas vigorosas, como corrida, musculação, futebol e basquete. Quanto mais cedo o hábito for incentivado, mais vantagens o jovem colherá.
Esportes são essenciais para o desenvolvimento de crianças e adolescentes
Desenvolver-se vai muito além de crescer. É preciso conquistar proficiência em diversas habilidades de coordenação, como correr, chutar, arremessar e lançar — ações inerentes ao esporte. Com a prática regular de atividades, os jovens executam uma gama de movimentos que refletem em ganhos motores. Além disso, fomentar a prática de exercícios contribui para o cultivo de hábitos saudáveis desde as primeiras etapas da vida, permitindo que a relação dos jovens com os esportes seja prazerosa, e não por obrigação.
Como se não bastasse o bônus para a saúde física, ser um jovem ativo é sinônimo de ter cognição e raciocínio ágeis e avançados, já que nas quadras a tomada de decisão precisa ser rápida e certeira. Em adolescentes sedentários, a plasticidade cerebral, ou seja, a capacidade de alteração do sistema nervoso, é menor do que em jovens que se mantêm em movimento.
No âmbito social, os esportes são os maiores facilitadores de integração. Em atividades coletivas, em que os indivíduos formam times, é criado um senso maior de convivência em grupo e até um espírito sadio de liderança, reduzindo a timidez e aumentando a autoestima e a autoconfiança. Uma excelente opção para a garotada é o basquete — um dos esportes mais praticados no mundo, e onde Santa Catarina ganha destaque.
Continua depois da publicidade
O Colégio Salesiano, fundado ainda na década de 50 em Itajaí, promove a prática de esportes como fator imprescindível para o desenvolvimento dos seus mais de 1700 alunos.
A escola já se destaca por oferecer disciplinas extra-classes aos estudantes de toda a grade escolar — antes mesmo da implantação do Novo Ensino Médio. Agora, tem mais motivos para ficar em evidência: ele é um dos poucos colégios de Santa Catarina licenciados pelo NBA Basketball School — organização de ensino da principal liga de basquete do mundo.
Colégio Salesiano e a organização de ensino da principal liga de basquete do mundo
A paixão do Colégio Salesiano por esportes não é de hoje. Entre escolinhas de futsal, handebol, vôlei, tênis de mesa e olimpíadas que promovem a competição saudável, a escola não deixa para trás a tradição do basquete. Muito antes de se tornar licenciada do NBA Basketball School, o Colégio já contava com a parceria da Fundação Municipal de Esportes de Itajaí, onde representa a cidade na modalidade em competições como a OLESC e os Joguinhos Abertos.

O NBA Basketball School é uma das vertentes da NBA, principal liga de basquete mundial. O objetivo do projeto é compartilhar seu método de ensino para alunos de 6 a 18 anos, de todo Brasil. Com ele, crianças e adolescentes têm acesso a um material metodológico completo, em um programa que abrange o treinamento em campo, a força, o condicionamento e a educação no esporte. O acompanhamento dos jovens é realizado por profissionais especializados que atuam diretamente com a equipe de operações internacionais de basquete da NBA em todo o mundo.
Continua depois da publicidade
— A Filosofia da proposta pedagógica do Salesiano converge com a proposta da NBA, enfim de trabalhar e desenvolver “habilidades para a vida” Life skills. E trabalhar de forma estruturada em cada treino. Tem uma metodologia própria. É a melhor escola de basquete do mundo — destaca Gustavo Ziolla Bussmann, coordenador de esportes do Salesiano.
— Trabalhamos a metodologia nos treinamentos e escolinhas, obedecendo rigorosamente o desenvolvimento pessoal independentemente da idade. São 4 níveis (Iniciante – novato – all star – MVP), além do suporte pedagógico que oferecem, os treinos tem uma estrutura muito interessante e que demonstra um estudo profundo científico em cada bloco do treino — complementa o coordenador.
Os benefícios da prática esportiva e da metodologia da NBA para os jovens também são percebidos pelos familiares dos alunos. É o que destaca Gustavo Barroso, pai de Sophia, estudante do 6º ano do Colégio Salesiano.
— O esporte transforma as crianças, propicia interações com crianças de todos os níveis sociais, desenvolve habilidades motoras, aumenta o nível de concentração e ainda contribui na formação do caráter através da percepção de outros princípios morais como o respeito, a cortesia e tantos outros — ressalta Gustavo.
Continua depois da publicidade
> Educação cristã: como os princípios religiosos contribuem para o desenvolvimento dos estudantes
Sobre as aulas da NBA, Gustavo percebe o entusiasmo da filha em participar das atividades.
— É visível a empolgação da Sophia cada vez que ela veste aquele uniforme para ir treinar — comenta.
— O que eu posso afirmar com toda certeza é que a parceria com a NBA promoveu um estímulo ainda maior pelo basquete, não só nela como em todas as atletas — declara o pai de Sophia, que mostra que a prática esportiva já é tradição familiar.
— Aqui em casa o esporte está no DNA de todos. Eu e meus filhos sempre vivenciamos o esporte. Meu filho mais velho, o Guilherme Barroso, ex-aluno Salesiano acabou de se formar em Educação Física. O Frederico, aluno do primeiro ano C do Salesiano, é atleta do futebol e do vôlei. A Sophia ama o Basquete, começou a treinar com 4 anos no Salesiano, com a professora Adaline, depois com o Maycon, novamente com a Adaline e atualmente com o Rafa. Ela também treina basquete na fundação de esportes e Vôlei no Salesiano com o professor Giba — finaliza Gustavo, citando alguns dos professores da filha durante os estudos no Salesiano.

Além de todas as atividades que o Colégio Salesiano oferece, os alunos das unidades de Itajaí e de Balneário Camboriú terão contato com uma experiência única e que será levada para a vida inteira. A Rede Salesiana Brasil (RSB) é uma das maiores redes católicas de educação das Américas, reunindo 106 escolas, 15 universidades e 5 mil educadores, que se unem para oferecer diferenciais em cada etapa da jornada escolar.
Colégio Salesiano de Itajaí
O Colégio Salesiano possui mais de 60 anos de história em Itajaí. Hoje, atende cerca de 1700 alunos, da educação infantil ao ensino médio, com uma infraestrutura diferenciada. Ginásio de esportes, quadras cobertas e a céu aberto, área específica para a educação infantil, além de sala de informática, sala de formação e de multimeios. Voltado para um plano de ensino que visa agregar valor na vida dos estudantes, o Colégio também promove oficinas de sociologia, artes, clube de robótica, pastoral escolar, conselho de classe participativo e muito mais.
Continua depois da publicidade
Conheça toda a estrutura do Colégio Salesiano no site.
Leia também
Intelbras Itec oferece mais de 600 cursos profissionalizantes totalmente gratuitos
Exercícios na terceira idade são fundamentais para a prevenção de doenças