Joinville é conhecida como um polo industrial, mas pode surpreender turistas e até os próprios moradores com suas belezas naturais e rotas rurais repletas de opções de lazer. Algumas dessas atrações serão destaque semanalmente na NSC TV, na nova edição da campanha Joinville Faz Bem, em comemoração ao aniversário de 171 anos da maior cidade de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Por ser uma cidade próxima do litoral, as praias se tornam um destino mais procurado pelos moradores e Joinville nem sempre é valorizada por seus atrativos de lazer, embora tenha diversas opções, como delícias gastronômicas e visuais incríveis em regiões como Espinheiros, Pirabeiraba e Rio Bonito.

Um dos lugares que “fazem bem” tanto para os joinvilenses, quanto para os turistas é a Rota do Piraí, na região do bairro Vila Nova, a cerca de 20 quilômetros do Centro. São 13 propriedades, entre sítios, recantos, pesque-pague e parques aquáticos, que atraem pessoas todos os dias, mas principalmente no fim de semana.

O Parque Caminho das Águas é uma das opções mais procuradas, com as famosas piscinas naturais, formadas pelas águas de um afluente do rio Piraí. Há quase duas décadas aberto ao público, o espaço é uma alternativa para quem quer se refrescar no calor e fugir das praias lotadas e trânsito congestionado.

Continua depois da publicidade

Parque Caminho das Águas tem fazendinha com animais
Parque Caminho das Águas tem fazendinha com animais (Foto: Hassan Farias, A Notícia)

O local recebe uma média de mais de 1 mil pessoas por fim de semana durante a temporada de verão. O público pode passar o dia todo no parque, com acesso a três piscinas naturais, trilhas ecológicas e uma fazendinha com coelhos, galinhas, pônei, cabra e ovelha. Ainda há atrações pagas, como pedalinhos e quiosques com churrasqueiras.

> Travessa no Centro de Joinville passa por revitalização e poderá ser usada como calçadão

A manicure Laís Bracovscz aproveitou o feriado de Carnaval para passar o dia no Parque Caminho das Águas com a família toda. Ela conheceu o espaço pela internet logo após se mudar do Paraná para Joinville e resolveu fazer uma visita. Gostou tanto que voltou outras três vezes.

– No começo, não sabia dessas opções em Joinville porque o povo falava muito que era perto da praia, mas a gente prefere ficar pela cidade mesmo. Já fomos em outros lugares aqui da região, mas gostamos mais daqui, onde conseguimos trazer comida para almoçar e a água não é tão funda para as crianças conseguirem brincar – explica.

Lordete frequenta o parque com a família
Lordete frequenta o parque com a família (Foto: Hassan Farias, A Notícia)

A cuidadora de idosos Lordete Mendes Corrêa Erhardt, de 48 anos, também começou a conhecer as atrações de Joinville há pouco tempo, mesmo tendo nascido na cidade. Ela gosta de sair da área urbana para relaxar em meio a natureza e ainda se refrescar nas piscinas naturais.

Continua depois da publicidade

– É para tirar o estresse mesmo, a gente fica tranquila, sem barulho e bagunça. Estou descobrindo que Joinville também tem lugares muito bonitos e interessantes que eu nem sabia que existiam – conta.

> Rua de Joinville recebe evento em comemoração ao St. Patrick’s Day

Vale do Ouro tem cachoeiras para os visitantes se refrescarem
Vale do Ouro tem cachoeiras para os visitantes se refrescarem (Foto: NSC TV, Reprodução)

Vale do Ouro tem cachoeira e atividade radical

Outra opção para quem visitar a Rota do Piraí é a propriedade conhecida como Vale do Ouro, que há nove anos recebe pessoas em busca de atrações naturais. Uma das principais belezas encontradas no espaço são as cachoeiras, que proporcionam banhos refrescantes para os visitantes.

> Mudança em praça no Centro de Joinville tem “redesenho”

A autônoma Karine de Lima Pádua foi ao local com um grupo de amigos e ficou surpresa com as quedas d’água. Segundo ela, a cachoeira não é tão gelada e as trilhas são acessíveis, de fácil localização.

– São quedas bem bonitas e, para quem gosta de nadar, ainda tem poço para isso. Já para quem não nada, tem vários locais de banho bem bacanas e com água bem límpida. Com certeza, vamos voltar porque gostamos bastante – relata.

Continua depois da publicidade

Vale do Ouro fica na região do Piraí, a cerca de 20 quilômetros do Centro
Vale do Ouro fica na região do Piraí, a cerca de 20 quilômetros do Centro (Foto: NSC TV, Reprodução)

Além disso, há espaço para piquenique e uma lanchonete que atende na alta temporada. Há opções de chalés para hospedagem individual ou em grupos, e espaços para realização de eventos, como casamentos e confraternizações.

> Asfaltamento em via no Sul de Joinville inicia em março com prazo de dois anos para obras

Um diferencial do Vale do Ouro é a tirolesa para quem gosta de atividades mais radicais, como a analista de recursos humanos Tainá Rodrigues, que encarou a aventura durante a passagem pelo local.

– A visão lá de cima é linda, valeu a pena. Foi maravilhoso, é realmente uma aventura. Só descendo a tirolesa para entender como é o sentimento – descreve.

Opções gastronômicas oferecidas na região do Espinheiros
Opções gastronômicas oferecidas na região do Espinheiros (Foto: NSC TV, Reprodução)

Delícias gastronômicas e visual da Baía da Babitonga

Joinville tem ainda várias opções para quem gosta de aliar a natureza com a boa gastronomia, principalmente na região do Espinheiros, distante cerca de nove quilômetros do Centro da cidade. Com a Baía de Babitonga de fundo, o passeio pelo local se torna uma experiência ainda mais marcante.

Continua depois da publicidade

> Prefeitura de Joinville terá de apresentar laudo sobre Cidadela Cultural

O roteiro inclui bares e restaurantes, que ficam às margens da baía, com opções acessíveis para todos os bolsos. Uma das mais tradicionais é o Restaurante do Paulinho, que atende há quase 30 anos e foi um dos pioneiros no Espinheiros. O estabelecimento tem como destaque o famoso rodízio de frutos do mar, com mais de dez opções.

– É uma comida bastante saborosa, uma das melhores da cidade. Toda vez em que venho na cidade, já tenho o hábito de passar por aqui porque também é um local diferenciado. Na hora do almoço é um relax, além da comida dá para fazer um passeio ao lado da orla, é bem bacana – conta o diretor comercial Adalberto Moraes, natural de Sorocaba (SP).

Porta do Mar localizada na região do Espinheiros
Porta do Mar localizada na região do Espinheiros (Foto: NSC TV, Reprodução)

Outra atração da região é o tradicional Joinville Iate Clube, que mantém um restaurante aberto ao público. O prato mais famoso é a moqueca, que atrai turistas e visitantes de toda a cidade. Além disso, o proprietário do estabelecimento, Bruno Erbs, ressalta o visual que torna o ambiente diferenciado.

– É uma vista única, acho que um dos lugares mais bonitos da cidade, com um pôr do sol maravilhoso. Com a pandemia, as pessoas têm buscado mais por ambientes abertos, o que proporciona esse bem-estar, então o restaurante vem em conjunto com essa necessidade – explica.

Continua depois da publicidade

> Quais os locais previstos para áreas de escape na Serra Dona Francisca, em Joinville

NSC TV lança a campanha “Joinville Faz Bem”

Todas essas opções de lazer serão destacadas na nova campanha “Joinville Faz Bem”, da NSC TV. O lançamento acontece na próxima quarta-feira (9), no dia do aniversário de 171 anos da cidade, durante uma edição especial do Jornal do Almoço.

– A ideia do quadro é apresentar essa cidade que faz bem aos joinvilenses, para que eles possam conhecer os espaços, que muitas vezes os próprios moradores ainda não conhecem. A partir disso, queremos que essas pessoas também possam viver mais a nossa cidade – reforça Rafael Custódio, editor-chefe do Jornal do Almoço.

A primeira atração da campanha será a Rota do Piraí, mas outras belezas joinvilenses serão apresentadas todas as sextas-feiras, ao longo de nove semanas. Entre elas, estão o Morro do Amaral, a Estrada Bonita, a Usina Piraí, os pesque-pagues, os tradicionais pastéis da serra, os jardins do Museu de Arte de Joinville e o Instituto Juarez Machado.