Um alto funcionário da Inteligência americana alertou torcedores de futebol que viajam para a Rússia para a Copa do Mundo que seus celulares e computadores poderão ser pirateados por ciber-espiões russos.

Continua depois da publicidade

William Evanina, diretor do Centro de Contra-inteligência Nacional e Segurança, disse que na Rússia, mesmo as pessoas que pensam terem pouca importância para serem hackeadas podem ser alvo.

“Todos aqueles que viajam à Rússia para assistir à Copa do Mundo devem abrir os olhos sobre os riscos cibernéticos envolvidos”, disse Evanina em um comunicado.

“Se você planeja levar um celular, laptop, PDA [assistente pessoal digital], ou outro dispositivo eletrônico, não se engane, qualquer dado nestes dispositivos (especialmente sua informação pessoal identificável) pode ser acessada pelo governo ou cibercriminosos russos”, advertiu.

Continua depois da publicidade

Evanina, encarregado da agência que avalia e combate as ameaças da espionagem estrangeira aos Estados Unidos, advertiu às pessoas que forem à Copa do Mundo, que começa nesta quinta-feira, devem deixar para trás quaisquer dispositivos dos quais possam prescindir.

Para dispositivos que levem consigo, devem remover a bateria quando não estiverem em uso, afirmou.

“Autoridades corporativas e governamentais correm mais risco, mas não suponha que você é insignificante demais para ser um alvo”.

* AFP