Além do Brasil, outras equipes aparecem na ponta da língua dos torcedores quando o assunto são os favoritos ao título da Copa do Mundo. Saiba como estão os principais concorrentes da Seleção Brasileira e como será a preparação de cada um antes do início da competição na Rússia.

Continua depois da publicidade

(Foto: Oli Scarff / AFP)

Alemanha

Foi arrasadora nas eliminatórias ao vencer os 10 jogos do grupo. A derrota para o Brasil em amistoso no fim do último mês acabou com a sequência de 23 partidas seguidas sem que a seleção alemã fosse batida – embora não tenha utilizado força máxima. O título na edição passada pesa para que seja apontada como favorita. Também porque o técnico Joachim Löw ganhou boas peças para renovar a equipe, como Julian Weigl, volante do Borussia Dortmund que deve estar na lista do Mundial.

Próximo amistoso

1/6 – Áustria x Alemanha

Continua depois da publicidade

Destaque

Leroy Sané

O jogador de 22 anos virou nome importante pela temporada que faz com a camisa do atual campeão inglês, por antecipação, o Manchester City. Na atual temporada tem 48 jogos e 13 gols.

(Foto: LLUIS GENE / AFP)

Argentina

É candidata à taça também por sua tradição de dois títulos e cinco aparições em finais. Porém, a presença de Lionel Messi faz da seleção argentina temida. No entanto, a equipe passa por momento ruim. Teve trabalho para se classificar ao Mundial, com sete vitórias, sete empates e quatro nos 18 jogos das Eliminatórias e carimbo no passaporte na rodada final. No último amistoso, no final do mês passado, foi massacrada pela Espanha por 6 a 1.

Próximos amistosos

Sem jogos confirmados

Destaque

Lionel Messi

Ao que tudo indica, a Rússia será a última Copa da carreira do jogador que foi eleito por cinco vezes o melhor do mundo. Aos 30 anos e pelo momento do selecionado, vai desembarcar na Rússia com enorme responsabilidade.

(Foto: EMMANUEL DUNAND / AFP)

França

Com bons atletas para todas as posições, os franceses entram como candidatos ao título – com o zagueiro Varane, o volante Pogba e os atacantes Mbappé e Griezmann. Mas o técnico Didier Deschamps ainda não encontrou uma forma de fazer da equipe mais efetiva. Nos amistosos de março, a derrota para a Colômbia gerou desconfiança, mas o 3 a 1 sobre a Rússia, em seguida, reanimou os azuis.

Continua depois da publicidade

Próximos amistosos

28/5 – França x Irlanda

1/6 – França x Itália

9/6 – França x Estados Unidos

Destaque

Paul Pogba

Já não mais promessa, o jogador de 25 anos vai ser o principal jogador do meio de campo dos franceses. É o articular do Manchester United e terá o papel de comandar a seleção rejuvenescida.

(Foto: Oli SCARFF / AFP)

Espanha

Tem um meio de campo dos mais promissores e o caminho para a Rússia aponta para a renovação da Fúria com o comando de Julen Lopetegui, que assumiu em julho de 2016 e ainda não perdeu como treinador da equipe. A vitória por 6 a 1 sobre a Argentina no último amistoso comprovou o miolo arrasador – com Busquets, Thiago, David Silva e Isco, e a presença de Iniesta como opção recorrente.

Próximos amistosos

15/6 – Portugal x Espanha

20/6 – Irã x Espanha

25/6 – Espanha x Marrocos

Destaque

David Silva

O jogador de 32 anos se reinventou no Manchester City sob o comando de Pep Guardiola e isso reflete na seleção. Nas Eliminatórias, marcou quatro gols nas seis partidas que disputou.

(Foto: Glyn Kirk / AFP)

Bélgica

Mais do que na competição sediada no Brasil, a Bélgica vai desembarcar na Rússia sob grande expectativa. Os jogadores talentosos e destaques em gigantes europeus fizeram com que os Diabos Vermelhos ganhassem esse status. Passou confortavelmente pelas Eliminatórias, com nove vitórias e um empate nos 10 jogos que disputou.

Continua depois da publicidade

Próximos amistosos

2/6 – Bélgica x Portugal

5/6 – Bélgica x Egito

10/6 – Bélgica x Costa Rica

Destaque

Courtois

Jovem para a posição, com 25 anos, o goleiro é destaque no futebol europeu desde 2013, quando defendeu o Atlético de Madrid emprestado pelo Chelsea, seu clube atual. É um dos grandes nomes da equipe.

(Foto: Adrian DENNIS / AFP)

Inglaterra

O técnico Gareth Southgate tem em mãos nomes talentosos. No entanto, este será o primeiro mundial do jovem grupo – um preparativo e tanto para chegar ao Catar, em 2022, como uma das grandes forças. Não deve ser descartada pelo meio de campo agressivo e veloz, com Sterling (Manchester City), Dele Alli (Totenham) e Rashford (Manchester United), importantes para seus clubes.

Próximos amistosos

18/6 – Inglaterra x Tunísia

24/6 – Inglaterra x Panamá

28/6 – Inglaterra x Bélgica

Destaque

Harry Kane

Com Salah (Liverpool), Messi (Barcelona) e Cristiano Ronaldo (Real Madrid), o centroavante de 24 anos do Tottenham está entre os maiores goleadores da temporada.

Leia mais notícias sobre a Copa do Mundo

Confira a tabela de jogos da Copa da Rússia