“Bom dia!”, a plateia responde em uníssono para o casal de palhaços que estão no palco. Turmas de quatro escolas e dois centros de educação infantil de Joinville assistem aos espetáculos infantis Cidade do Sorriso, do grupo Guapoz Produções Artísticas, e Era uma Vez…, da Casa do Bispo Atelier. As apresentações fazem parte do Projeto Conexão Cultural da Tigre, e foram apresentadas no Parque da Cidade, na zona Sul.

Continua depois da publicidade

A apresentação começou cedo, às 8h30, e contou com uma plateia cativa de mais de 100 pessoas, entre crianças e jovens de quatro a 16 anos. O ator Fernando Dias, que interpreta o palhaço Doril no palco, diz que está acostumado a apresentar em espaços abertos mas, por ser uma cidade que ele visita pela primeira vez, o frio na barriga é diferente. Pela interação do público com a dupla, a aprovação está garantida com canções, danças e risos.

Gabriel Silveira, 16 anos, estudante do 2º ano do Colégio Estadual Governador Celso Ramos sofre com um pouco de medo de palhaços e, antes do espetáculo começar, torcia para não ganhar grandes sustos. Ele diz costuma ir em circos e assistir a filmes de terror – o que esperava é que o casal de palhaços não quisessem interagir diretamente com ele.

– Gosto de teatro de humor, mas tenho medo de palhaço. Sempre fico na tensão se ele vai me chamar para ir no palco – comentou o adolescente.

Já a pequena Raiane Muraro, cinco anos, não sente medo de palhaços. Pelo contrário: a menina até se identificou com a palhaça Sarah. Durante a apresentação, ela não tirou os olhos do palco e, mesmo segredando uma vontade de ir no banheiro, afirmou que ia esperar a peça terminar para não perder o final.

Continua depois da publicidade

– Eu gostei muito da Sarah, porque ela é a mais engraçada. Ela mexe nas coisas, fica de um lado para outro, dorme, canta e dança – disse a menina, mexendo as mãos.

A peça finaliza e a gargalhada é geral com a última cena quando o palhaço encontra o nariz. Depois, o grupo de Gramado, Casa do Bispo Atelier, encanta o público com os detalhes dos figurinos bem acabados feitos pelo próprio grupo. A peça Era uma Vez… foi apresentada em forma de três esquetes adaptadas dos contos de fadas: Cinderela, Branca de Neve e Bela Adormecida.

A programação do Projeto Conexão Cultural da Tigre vai até este sábado com apresentações teatrais, brincadeiras e parquinho para as crianças.

Agende-se:

Sábado

Das 10h às 15h30: Funcionamento do Parquinho

16h: Cidade do Sorriso, da Guapoz Produções Artísticas

Sinopses do espetáculo

Cidade do Sorriso, da Guapoz Produções Artísticas

O espetáculo conta a história de Doril um palhaço que, ao acordar, percebe que seu nariz desapareceu, assim como seu sorriso. Desesperado parte com sua parceira Flora à procura de um famoso lugar chamado Cidade do Sorriso, onde tem a esperança de encontrar seu nariz. Amizade, amor, alegria, fé e muita confusão se misturam na aventura destes dois palhaços em busca da felicidade.

Continua depois da publicidade

A turnê da peça iniciou em junho de 2013 e percorreu teatros do Rio de Janeiro e região, assim como na rede Sesc Rio. Sua participação em festivais garantiu prêmios como o de melhor espetáculo, melhor texto, melhor ator, melhor atriz, melhor figurino entre outros. O espetáculo também fez parte de cenas do filme Sapato Sem Pé, rodado no Unicirco Marcos Frota (2014); e uma de suas músicas foi apresentada no Programa ABZ do Ziraldo, na TV Brasil.

Confira mais informações sobre shows, espetáculos e festas em Joinville e região no Guia + AN