Em todas as noites de programação da Festa do Pinhão ocorre uma amostra do tradicionalismo, no Palco Nacional, em uma reverência à cultura sulista. O evento, que acontece em Lages, também promove ação em solidariedade às vítimas do Rio Grande do Sul. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

— Quisemos trazer poesia, danças campesinas e a indumentária das prendas e peões para os intervalos dos shows nacionais, como forma de reverenciar a cultura nativista. Além disso, prestamos solidariedade aos irmãos gaúchos em um gesto de apoio às vítimas de uma das maiores catástrofes naturais do país — afirma Ricardo Avlis, diretor da empresa AME, realizadora do evento.

Ao erguerem as bandeiras do Brasil e de Santa Catarina em apoio ao símbolo que representa o estado do Rio Grande do Sul, os artistas locais lembram o quanto os serranos estão próximos geográfica e culturalmente com os gaúchos.

— A ideia é mostrar que os catarinenses e todos os brasileiros estão unidos nesse movimento de solidariedade — diz João Maria Teles, patrão do CTG Planalto Lageano e diretor administrativo do MTG.

Continua depois da publicidade

Shows de Ana Castela e Luan Santana arrastam multidão na Festa do Pinhão

Ele e os artistas que sobem ao palco representam todas as entidades nesta ocasião, não apenas a dele.

— A proposta da organização é de que se dê uma pílula do que é o tradicionalismo e o gauchismo neste retorno da tradição à festa. Para o futuro das próximas edições, o objetivo é que as demais entidades também tragam aquilo que fazem e fazem tão bem. Agora, estamos representando um todo — fala.

Nas apresentações das danças tradicionais, campesinas e das roupas, a cultura local ganha destaque.

— Para cada prenda e peão que sobe naquele palco, que é um palco sagrado, é muito significativo porque sabemos da projeção e importância que tem. E isso vale não apenas para o grupo que se apresenta, mas todos nós que cultivamos as raízes. Esta é uma oportunidade ímpar e histórica — conclui. 

Confira as fotos

Continua depois da publicidade

Versos sobre a tradição

O poeta, declamador, artista plástico e artesão, Adriano Alves também tem marcado as noites de Festa do Pinhão com sua arte. Com uma voz e ritmo de declamação inconfundíveis, ele reveza o palco com colegas neste espetáculo ao declamar versos que tratam da tradição. Natural de Dom Pedrito, interior do Rio Grande do Sul, o artista é conhecido no meio pelas premiadas letras e poesias que compõe. 

FOTOS: Looks elegantes e muito brilho dão show de estilo na Festa do Pinhão

Adriano iniciou uma obra de arte no palco da Festa do Pinhão para ser sorteada, entre tantos outros brindes, inclusive objetos assinados por artistas nacionais, no Sorteio Solidário. 

A ação visa a arrecadação de produtos de higiene pessoal, de limpeza, cobertas e cobertores. Quem quiser participar, pode levar os donativos até o ponto de coleta, logo na entrada do Parque Conta Dinheiro e trocar por um cupom. O sorteio será no último dia do evento, que ocorre que neste domingo (2). 

Leia mais

Com entrada gratuita e frio, Parque Conta Dinheiro lota em mais um dia de Festa do Pinhão

Festa do Pinhão: saiba tudo sobre uma das maiores festas gastronômicas do Brasil