O espetáculo de criação coletiva "Mulheres", da Companhia de Teatro da Univille, estreia no próximo fim de semana, 30 de novembro e 1º de dezembro, no Galpão de Teatro da Ajote. As duas apresentações integram a Campanha dos 16 Dias de Ativismo Pelo Fim Da Violência Contra A Mulher, em parceria com o Fórum de Mulheres de Joinville.

Continua depois da publicidade

A peça trata da biografia de mulheres importantes que influenciaram a história e mulheres anônimas — ou quase anônimas — de Joinville, cujas histórias de vida são exemplos de transformação social.

— É uma colcha de retalhos, tecida de fragmentos de biografias diversas. Mulheres é uma coleção de vozes que podem inspirar outras mulheres a descobrirem a sua própria Voz — enfatiza a diretora Ângela Finardi, que também assina cenografia e as preparações corporal e vocal.

A matéria-prima da criação foram entrevistas realizadas pelas atrizes com mulheres de Joinvilel escolhidas por elas e pesquisa bibliográfica e de entrevistas sobre personalidades como Elis Regina e Malala Yousafzai.

Em paralelo com a peça, haverá a (perfo)palestra "Teatro Feminista Pra Quê?" com a professora do Centro de Artes (Ceart) da Udesc Daiane Dordete. As relações entre teatros feministas e movimentos sociais feministas é o ponto de partida, que pontua questões históricas, políticas e estéticas e ainda faz um entrelaçamento com a trajetória pessoal da palestrante e seus processos criativos.

Continua depois da publicidade

— Publicações, reportagens, cursos, pesquisas, artes e movimentos sociais feministas se multiplicam com a mesma velocidade que os ataques e perseguições à chamada "ideologia de gênero" crescem no Brasil — critica a professora Daiane Dordete — Ao mesmo tempo, as propagandas absorvem as agendas feministas para reverter as demandas sociais, econômicas e políticas das mulheres em objetos de consumo — avalia.

O contexto do tema no Brasil, segundo ela, é de retrocesso, depois de avanços em políticas públicas para a promoção da igualdade social, étnico-racial e de gênero vivencia um momento de retrocessos.

— Um retrocesso que reflete na ampliação dos casos de violências de gênero e feminicídio — lamenta.

Agende-se:

O quê: espetáculo teatral "Mulheres" e (perfo)palestra "Teatro Feminista Pra Quê?"

Quando: 30/11 e 1º/12, às 20h (peça teatral) e 1º/12, às 17h (perfopalestra)

Onde: Galpão de Teatro da AJOTE. Rua XV de Novembro, antiga cervejaria Antártica.

Quanto: ingressos com valor simbólico para a peça custam R$ 10 e meia entrada R$ 5,00 (+ taxa administrativa) pelo site Enjoy Ticket; ou nas lojas de Joinville A Página Livrarias (R. Dr. João Colin, 475/Centro) e Arcobaleno (R. Gen. Câmara, 483/Bom Retiro). A perfopalestra é gratuita

Continua depois da publicidade

Indicação etária: para maiores de 16 anos