No presépio dos Arautos do Evangelho, de Joinville, o nascimento de Jesus Cristo e os principais momentos de sua jornada são apresentados com a vivacidade de um espetáculo que recebeu som, luz e movimento pelas mãos de crianças e jovens de 10 a 18 anos.

Continua depois da publicidade

É a história mais contada do mundo, mas, sob essa luz, ganha novos tons de emoção. O espetáculo está sendo apresentado gratuitamente à comunidade na sede da instituição religiosa, no bairro Nova Brasília, onde continua até o primeiro fim de semana de janeiro.

Apesar de já ser realizado em Joinville há cerca de 20 anos, desde que a unidade do Arautos do Evangelho chegou à cidade, nenhum cenário é igual ao do ano anterior. Neste ano, ele tem cerca de um 1,3m de altura por 6 metros de largura, e conta a história presente nos evangelhos de Lucas e Mateus, do segundo testamento da Bíblia, de forma tradicional. As paisagens e as construções remetem à província romana de Judeia, como o castelo do rei Herodes e o presépio onde José e Maria se abrigaram ao chegarem à cidade.

Os personagens transitam pelo cenário para narrar a história, com base nos relatos que deram origem ao cristianismo. A cada cena, um pedaço do presépio é iluminado, deixando todo o resto no escuro. Assim, é contado como os pais de Jesus viajaram de Nazaré até a Judeia para o censo encomendado pelo rei, depois de terem recebido visitas de anjos que levavam a informação de que seu filho seria um novo profeta. Sem encontrar uma casa para abrigá-los, tiveram que procurar um estábulo para passar a noite. Lá, com o nascimento do bebê, receberam a visita de pastores e dos três reis magos.

A peça também mostra por meio destas imagens o legado de Jesus até ser crucificado. Segundo o padre Vítor Castillo, responsável pelo Projeto Futuro e Vida, que integra estudantes de escolas básicas de Joinville em um programa que reúne prática de esportes e aulas de artes, o trabalho de construção do presépio durou três meses. Ele foi realizado pelos 100 integrantes do projeto, por seus familiares e por outros voluntários.

Continua depois da publicidade

O presépio é feito no mundo inteiro, em todos os lugares onde há uma unidade dos Arautos do Evangelho, e em cada lugar é construído um diferente, para contar a mesma história, mas com um novo jeito. Ela depende da decisão do grupo de jovens que está participando do projeto no momento — conta ele.

Neste ano, o presépio foi aberto ao público em 30 de setembro, para garantir que grupos de catequese e de escolas conseguissem organizar a agenda para levar os alunos. Até agora, pelo menos 5 mil pessoas passaram pelo pequeno teatro com 70 lugares onde o presépio está montado.

As apresentações ocorrem aos sábados e domingos, das 15h às 20h, e a entrada é gratuita. O espetáculo tem duração de 20 minutos. A sede do Arautos do Evangelho de Joinville é na Estrada Fernão André Gomes, 1047, no bairro Nova Brasília.