Três bailarinas se unem para explorar uma das maiores contribuições que a dança contemporânea pode dar à arte: experimentação. O resultado, “Com-posições – planos para criação do (in)comum”, surge de uma velha parceria entre Erika Rosendo e Jussara Xavier, com a participação inédita da interprete e também co-autora Letícia Lamela. A estreia será dividida com o público nesta segunda e terça-feira, no Galpão de Teatro da Ajote.

Continua depois da publicidade

O trabalho coreográfico discute o processo de criação corporal e as relações de influência do autor na obra.

– É um encontro inédito de três bailarinas que hoje têm uma carreira independente e profissional. Não somos um grupo, mas estamos juntas neste projeto que, como diz o nome, articula diferenças para produzir algo ‘comum’, pois consideramos que o ‘comum’ não é algo dado, mas construído, e, ao mesmo tempo, ‘incomum’ -, justifica Jussara, que volta ao palco depois de 11 anos voltada somente a performances.

Segundo a diretora e intérprete, um dos fatores que faz com que o espetáculo seja considerado pelas autoras uma experimentação é a distância geográfica e física que separa o elenco. Erika, na casa dos 20 anos, Letícia, na dos 30, e Jussara, na dos 40, trabalham essas diferenças de idade no espetáculo.

Continua depois da publicidade

– Cada uma de nós é responsável por trazer a sua bagagem para o trabalho -, conta Jussara.

Erika segue no embalo da estreia como diretora na Ama Cia. de Dança. “Ki Chá”, interpretado na última sexta-feira em Joinville, é a primeiro trabalho com sua assinatura dentro da companhia. A professora de dança contemporânea da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil também participou das criações de “Auto- retrato”, “Retrato do Outro” e “Nós”, todas coreografias em parceria com Jussara.

– ‘Com-posições’ inaugura um novo processo de pesquisa, considerando minha parceria com Erika na montagem dos solos, em que Erika atuou como bailarina-criadora e eu como diretora -, afirma Jussara.

Já Letícia integrou o Cena 11, grupo da Capital no qual conheceu Jussara, durante 20 anos, e neste ano passa a fazer parte da cena independente de dança de Joinville. A bailarina também teve o projeto “Outras Danças” selecionado pela Funarte neste ano.

Continua depois da publicidade

O espetáculo “Com-posições” é patrocinado pelo Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec) e conta com projeções e figurino assinado por Caren Negrelli. A entrada é gratuita nos dois dias, mas é preciso retirar os ingressos no local com uma hora de antecedência.

O QUÊ: espetáculo de dança “Com-posições – planos para criação do (in)comum”.

QUANDO: segunda e terça, às 20 horas.

ONDE: Galpão de Teatro da Ajote, na Cidadela Cultural Antarctica, rua 15 de Novembro, 1.383, América.

QUANTO: gratuito. Distribuição de ingressos uma hora antes do espetáculo.