Durante o inverno, Santa Catarina costuma receber animais vindos das ilhas oceânicas do hemisfério Sul em busca de alimentos e descanso. Entre eles, estão os lobos-marinhos, mamíferos avistados em diversas ocasiões relaxando nas praias de Florianópolis. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

As imagens dos animais descansando foram enviadas pela Associação R3 Animal ao NSC Total. O caso mais recente de um lobo-marinho na Ilha aconteceu no dia 11 de julho, quando um mamífero foi visto descansando na Praia dos Açores, no Sul da Capital. 

Os veterinários da associação R3 Animal monitoraram o animal por cinco dias e, segundo a associação, ele não apresentava nenhum ferimento. Além disso, ele estava responsivo, apesar de magro, o que costuma ser normal durante a época de migração, quando esses animais gastam muita energia para nadar.

Mais de 200 pinguins são encontrados em praias de SC na temporada de 2024

Continua depois da publicidade

A equipe realizou um isolamento com fita para delimitar a área de descanso do lobo-marinho e evitar aproximações. Apesar disso, havia a presença de pessoas importunando o animal, tentando tocá-lo, e cães muito próximos.

Na última segunda-feira (15), a Associação decidiu resgatá-lo da praia para minimizar as ameaças e avaliar melhor o estado de saúde. O mamífero foi encaminhado para o Centro de Reabilitação e Despetrolização da R3 Animal, onde está descansando e passando por exames veterinários.

Veja as fotos dos animais descansando

O que fazer quando encontrar um lobo-marinho? 

A indicação da R3 Animal é manter distância do lobo-marinho, ajudar a isolar o local e afastar animais domésticos, que podem provocar brigas, transmitir ou contrair doenças ou afugentá-lo. Caso se sintam ameaçados, eles podem voltar ao mar antes de recuperarem as energias, o que diminui as chances de sobrevivência.

Continua depois da publicidade

Caso aviste um lobo-marinho na praia

  • Mantenha distância e ajude a isolar o local;
  • Não force o animal a entrar na água;
  • Não tente tocá-lo ou alimentá-lo;
  • Mantenha animais domésticos afastados; 
  • Acione o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos: 0800 642 3341.

A realização do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibamagov, para as atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.

Leia mais

Ator mirim de SC é escalado para interpretar filho de Mariana Ximenes em novela da Globo

Quem é a ex-panicat presa por confusão em loja e chutar PM no interior de SP

Brasil suspende exportação de carne de aves após doença no RS, mas novo teste dá negativo