Trazer a magia dos palcos da Broadway a Santa Catarina é o que tem feito a Ensamble Produções Artísticas, de Balneário Camboriú, nos últimos meses. Rodando o Estado com o espetáculo A Bela e a Fera, que desembarca sexta-feira em Blumenau e nos dias 15 e 16 em Pomerode, o grupo mescla música, dança e atuação para levar ao público uma adaptação diferente do clássico infantil popularizado pela Disney em 1991.

Continua depois da publicidade

Com elenco predominantemente catarinense – ao todo são 23 atores -, a peça foi aprovada em 2013 pela Lei Rouanet de Apoio à Cultura. Como a companhia não conseguiu captar os recursos mínimos para viabilizar o projeto, a saída foi apostar em uma produção independente. Com dinheiro próprio e ajuda de patrocinadores pequenos, financiou cenário, figurinos e equipamentos sonoros.

Depois de um ano e meio de ensaios, o espetáculo ganhou os palcos. De acordo com o diretor Júlio Batschauer já estão programadas para 2015 apresentações em outras regiões de Santa Catarina, incluindo cidades como Florianópolis e Joinville.

– Víamos montagens de clássicos como Os Três Porquinhos e Branca de Neve e os Sete Anões que, mesmo com baixa qualidade, lotavam teatros. O nosso desejo como artistas é ter casa cheia e levar ao público um show de qualidade – explica.

Continua depois da publicidade

Portas abertas para a arte

Interpretadas em português e ao vivo pelos atores, as canções contam a história da jovem Bela, que sai à procura do pai e encontra o castelo habitado pela temida Fera. As coreografias ficam por conta da professora de dança Karoline Santos. A preparação vocal é da blumenauense Ariane Ross, que também dá vida à protagonista.

– Além de a função de ator já ser difícil em Santa Catarina, cantar e dançar é mais complicado ainda. Então há toda uma programação de exercícios vocais e corporais para que eles estejam afiados na hora de subir ao palco – diz Ariane.

Otimista, ela acredita que o cenário teatral catarinense está abrindo grandes oportunidades para a classe artística. Tanto que decidiu se despedir do Parque Beto Carrero World, onde por quatro anos fez parte do espetáculo O Sonho do Cowboy, para se dedicar à nova empreitada:

Continua depois da publicidade

– O teatro musical é uma tendência não só no Estado, mas em todo o Brasil. Agora que as pessoas estão conhecendo e se encantando com ele podemos esperar mais produções do tipo.

Confira um vídeo promocional da peça:

Agende-se

O quê: musical A Bela e a Fera, da Ensamble Produções Artísticas

Quando: sexta-feira, às 20h, em Blumenau; dias 15, às 19h, e 16, às 15h, em Pomerode

Onde: em Blumenau, no Teatro Carlos Gomes (Rua XV de Novembro, 1180, Centro);

em Pomerode, no Teatro Municipal (Rua Hermann

Weege, 111, Centro)

Quanto: R$ 80 e R$ 40 (meia) nas bilheterias e no Blueticket