O nadador brasileiro Cesar Cielo avançou para as semifinais dos 100 metros livres nos Jogos Olímpicos de Londres, depois de completar sua série eliminatória com o tempo de 48 segundos e 67 centésimos, o 10º melhor tempo entre os 16 classificados.
Continua depois da publicidade
O melhor tempo das eliminatórias foi do americano Nathan Adrian, com 48.19. O australiano James Magnussen, grande favorito da prova, também avançou para as semifinais, com o tempo de 48.38, o quarto melhor geral.
O sul-africano Gideon Louw (48.29) e o holandês Sebastiaan Verschuren (48.37) foram o segundo e terceiro mais rápidos das eliminatórias.
Outro favorito, o francês Yannick Agnel, campeão olímpico dos 200 m livres, foi o 13º, com o tempo de 48.93
Cielo, de 25 anos, medalhista de bronze nos 100 m e ouro nos 50 m em Pequim-2008, é o recordista mundial da prova (46.91).
Continua depois da publicidade
– Me senti um pouco pesado, mas foi a primeira nadada. Eu estava contando em nadar o revezamento e o fato de ter que fazer minha estreia só agora atrapalhou um pouco – explicou o brasileiro, que estava sorridente apesar do tempo acima do esperado.
– Hoje o mais importante foi quebrar o gelo. Estou classificado, agora hoje à noite vou ter que dar meu melhor para chegar à final – afirmou.
Cielo também disse que preferia encarar uma prova depois da outra, sem pensar numa possível chance de subir no pódio.
– Ainda é muito cedo para falar em medalha, tenho que passar pela semifinal ainda, mas sei que para ficar entre os três primeiros, tenho que nadar na casa dos 47 (segundos), 48 não será suficiente – explicou o brasileiro, que sabe que não faz mais parte dos favoritos da prova, da qual foi campeão Mundial em Roma-2009.
Continua depois da publicidade
De acordo com ele, os dois homens a serem batidos são James Magnussen, dono da melhor marca do ano (47.10) na distância, e Yannick Agnel, que comandou a vitória francesa no revezamento 4×100 m e impressionou a todos ao conquistar outro ouro nos 200 m livre.
– Magnussen ainda é o favorito, mas Agnel também vem muito forte. Na verdade, é o meu favorito para a prova. Ele foi incrível nos 200 m, é jovem, está num grande momento e será muito difícil parar ele – completou Cielo.
As semifinais serão disputadas na tarde desta terça-feira e a final na quarta-feira.
O outro brasileiro na prova, Nicolas Oliveira, ficou fora das semifinais, com o tempo de 49.51 na sétima eliminatória.