O sucesso no combate à nuvem de fumaça que encobriu parte de São Francisco do Sul, entre a noite de terça-feira e a manhã de sexta, ainda não permite descuidos em relação aos riscos da exposição ao material químico que se alastrou pela cidade.

Continua depois da publicidade

“A Notícia” ouviu dois especialistas sobre os possíveis efeitos colaterais causados pela combustão do nitrato de amônio no galpão da Global Logística. Além de representar perigo para quem inalou a fumaça, os vestígios do nitrato de amônio também são prejudiciais à saúde porque podem permanecer por dias sobre objetos e alimentos.

Conforme o médico pneumologista Fabiano Luis Schwingel, que atua no hospitais Regional e São José de Joinville, normalmente os efeitos sobre quem tem as vias respiratórias afetadas pela fumaça duram até 48 horas.

Os sintomas mais frequentes, aponta o especialista, são irritação na garganta e nos olhos, além de uma leve falta de ar. Nesses casos, conforme Fabiano, a consulta médica pode não ser necessária. Mas sintomas considerados mais graves, como edemas no rosto e inchaço na mucosa oral, exigem rápida intervenção médica.

– Só com a presença da fumaça no ar, sem inalação direta, as chances de ocorrerem sintomas graves são muito menores.

Continua depois da publicidade

O pior cenário para um paciente exposto por longo período ao nitrato de amônio, completa o pneumologista, seria uma doença chamada de meta-hemoglobinemia. Ela diminui a capacidade dos glóbulos vermelhos de liberar oxigênio. Assim, a vítima respira, mas não consegue oxigenar as células. Segundo Fabiano, não houve nenhum registro de paciente com esse quadro durante os últimos dias na região.

Alerta para alimentos e objetos exposto à fumaça

A engenheira sanitarista Virginia Grace Barros, coordenadora do curso de engenharia ambiental e sanitária da Univille em Joinville, reforça a necessidade de atenção no contato com objetos atingidos pela fumaça, além de cuidados no consumo de alimentos que tenham sido expostos.

Frutas com casca, diz a especialista, são exemplos de alimentos que podem ser consumidos desde que muito bem lavados, assim como enlatados. Mas um prato de comida que tenha ficado ao ar livre, alerta ela, deve ser descartado para minimizar as chances de intoxicação.

O nitrato de amônio, completa Virginia, não é fatal, mas não há certeza absoluta de que seria a única substância em reação no galpão.

Continua depois da publicidade