Definir objetivos, elaborar um cronograma, revisar provas anteriores e mesclar estudos e atividades físicas. Essas são algumas dicas de especialistas para quem tem a aprovação no vestibular como uma das metas para 2020.

Continua depois da publicidade

O professor Edson Mayer, coordenador pedagógico do cursinho Pró Floripa, destaca que, antes de qualquer coisa, é importante ter clareza sobre os objetivos e os motivos que levam à universidade.

Além do curso no qual quer ingressar, o estudante também deve pensar sobre quais vestibulares pretende prestar. Edson aconselha que os pré-vestibulandos leiam editais e busquem provas para estudos direcionados.

— Estas questões que podem parecer muito filosóficas são fundamentais para que o aluno não se sinta desestimulado ao longo do percurso de estudo — destaca.

Fazer um planejamento também é fundamental. Edson orienta a elaboração de um cronograma que dê a dimensão de todo o processo de estudos até o dia do vestibular, incluindo conteúdos, horas de lazer e de descanso e resolução de provas anteriores, mas ressalva que um bom planejamento também é flexível e pode mudar de acordo com a necessidade.

Continua depois da publicidade

— São três passos que eu considero fundamentais: planejar a semana, executar ao menos 70% das tarefas, o que é um índice aceitável, e no fim de semana avaliar o que fez e repensar a próxima semana, aprimorando cada vez mais — complementa o psicólogo que atua no pré-vestibular COC Floripa, Evandro Schutz.

Horas de estudo

Para o professor Edson Mayer, o que definirá a quantidade de horas de estudo é o grau dificuldade das disciplinas ou o peso dado pelas universidades. Essa definição, portanto, vai variar de estudante para estudante.

— O que é indicado é perceber qual a sua demanda de estudo, se você quer um curso muito concorrido é necessário uma dedicação maior, mais tempo resolvendo exercícios e fazendo leituras. Ou ainda perceber qual a sua possibilidade de estudo, se você está trabalhando e estudando é preciso maior dedicação e atenção nos momentos que você pode estudar.

Outra dica importante do professor é dividir o tempo de estudo em blocos ou períodos.

— Ao ficarmos muito tempo estudando o mesmo conteúdo, a tendência é perdermos a atenção; dividindo o tempo de estudos e fazendo pequenos intervalos o rendimento será maior.

Continua depois da publicidade

Cuidado com corpo e mente

O psicólogo Evandro Schutz destaca que os estudantes também devem ficar atentos aos cuidados com o corpo e a mente durante a preparação.

— É interessante que o estudante faça uma atividade física e também dedique tempo para atividades de relaxamento, que ajudem na parte emocional, como o yoga. Esse equilíbrio terá uma relação íntima com o desempenho na prova — avalia Evandro.

O professor Edson Mayer complementa que outra dica é dividir as angústias e conquistas com as pessoas que são importantes para o vestibulando.

— Estudar para uma prova de vestibular é um processo longo e requer apoio e compreensão dos momentos de ausência.

Continua depois da publicidade

Leia também

Veja o resultado das universidades de SC em ranking nacional de desempenho

Quatro universidades de Santa Catarina estão entre as melhores da América Latina