Repetir o prato e exagerar na comida costuma ser comum nas festas de fim do ano. Fica quase impossível manter os bons hábitos de alimentação e a prática de exercícios físicos. A ceia de Natal é a desculpa perfeita para se empanturrar de panetone, chester, peru, tender, sobremesa e outras delícias.

Continua depois da publicidade

Antes que seja possível se recuperar dos excessos da ceia, chega o Réveillon, embalado por taças de champanhe e mais comilança. Inevitável se preocupar com os quilos a mais na balança. A reportagem do “AN Jaraguá” reuniu algumas dicas de alimentos que vão ajudar a compensar as refeições calóricas das comemorações.

Segundo a nutricionista Alessandra Gaboardi, a pessoa em férias engorda, em média, dois quilos, por sair da rotina, comer mais e deixar de fazer exercícios físicos. Ela ressalta que não dá para ser radical e não comer as delícias das ceias de fim de ano.

Afinal, segundo a nutricionista, a frustação por não comer os alimentos será transferida para outro momento e, na primeira oportunidade, a pessoa irá comer uma quantidade desnecessária de algum outro alimento.

Continua depois da publicidade

-A regra é escolher o melhor horário para comer cada alimento, respeitando o corpo, prestando atenção como ele reage a cada comida ingerida-, orienta a nutricionista.

Para compensar os alimentos calóricos desta época, a nutricionista indica alguns ingredientes que regulam o organismo. No Natal e no Réveillon, o prato principal costuma ser carne ou frango. Para acompanhar, opte por alimentos que colaborem com o equilíbrio do corpo.

A nutricionista recomenda acrescentar no arroz, castanhas e nozes, que são ricas em proteína que regulam o intestino. Outro item sugerido é preparar a farofa com azeite de oliva, que melhora os níveis de colesterol no corpo.

Continua depois da publicidade

As frutas usadas para decorar a carne ou frango costumam ser em caldas, feitas com alto teor de açúcar. A dica da nutricionista é substituir por frutas frescas, que são menos calóricas.

Outra opção são as frutas vermelhas (morango, cereja e framboesa, por exemplo), ricas em substâncias antioxidantes que previnem a formação dos radicais livres. Para acompanhar a ceia, um refogado de legumes com alho e cebola. Eles ajudam na melhora da imunidade corporal.

Compensar excessos é fundamental

Para a sobremesa, lance mão do pêssego natural em vez do em caldas, porque é menos calórico. Outras opções de sobremesa são frutas secas, peras assadas ou morangos com mel. Se não resistir à vontade de tomar um sorvete, a nutricionista Alessandra Gaboardi indica fazer o próprio sorvete .

Continua depois da publicidade

A nutróloga Cristiane Molon acredita que aprender a compensar os excessos no mesmo dia é primordial para continuar saudável mesmo com as confraternizações de fim de ano.

E se em todas as refeições do dia houver exageros, é recomendável ingerir mais água, frutas e vegetais no dia seguinte. Em compensação, o consumo de derivados de farinha branca e frituras precisam ser evitados.

-Depois do Natal, evite enlatados, embutidos, refrigerante, queijos amarelos e doces-, complementa.

De acordo com a especialista, nesta época, a indicação é incluir no cardápio água de coco ou água saborizada com pedaços de gengibre, frutas ou cravo e canela. Ela ajuda no processo de desintoxicação do organismo.

Continua depois da publicidade

-Prefira peixe ou frango, de preferência grelhado ou assado, e consuma vegetais à vontade, como alface, rúcula, repolho, tomate e cebola-, explica a especialista.

FIQUE LIGADO – Pequenos cuidados ajudam a manter a boa forma e a saúde

Na praia

Verão pede praia. Quando bate aquela fome, antes de atacar um sorvete ou um churros, repare que há outras opções mais saudáveis, como um milho verde. Se a vontade de um sorvete surgir, prefira um picolé de frutas ou de iogurte, por ser menos calórico. Não se esqueça de beber bastante água, no mínimo dois litros por dia.

No almoço e jantar, dar preferência para carnes leves, como peixe e frango acompanhados com legumes. A dica também é evitar pizza e sanduíches. E para quem não conseguir evitar a ingestão de álcool neste calor, a indicação é não passar de duas latas de cerveja ou um copo de caipirinha de limão, por exemplo. Intercalar com água ajuda para prevenir a desidratação no organismo.

Continua depois da publicidade

Hidrate-se

Nos dias de temperaturas elevadas, o corpo sofre e precisa manter a temperatura interna. O organismo entende que vai desidratar, então, aumenta a retenção de líquidos na tentativa de se refrigerar. Por isso, os inchaços são comuns.

Segundo a nutróloga, a melhor solução para evitar essa sensação desagradável é beber muita água, com exceção das refeições, e evitar alimentos salgados, como embutidos, churrasco, queijos, salgadinhos.

Alimentos desintoxicastes

Além de compensar com alimentos mais leves nos dias seguintes das datas festivas, é preciso também desintoxicar o organismo. A sensação de inchaço do corpo é natural, para aliviar o mal estar, a indicação é além de beber bastante sucos naturais e água para desinchar o organismo, incluir no cardápio água de coco ou água saborizada com pedaços de gengibre, cravo e canela.

Continua depois da publicidade

Mexa-se

As férias são um convite ao descanso. No entanto, o verão também é um chamariz para a prática de atividades físicas ao ar livre. Por isso, a nutróloga Cristiane Molon estimula os pacientes a aproveitar o período para gastar calorias de forma prazerosa. Vale dar uma volta no parque, levar o cachorro para passear, dançar, jogar frescobol ou

volei na praia. São boas opções para se divertir enquanto gasta calorias.

Por exemplo, uma hora de caminhada propicia o gasto de cerca de 250 calorias. O mesmo tempo dedicado à bicicleta faz 300 calorias irem embora. Sabendo disso, o ideal é comparar as tentações do verão, como um churros, sorvete e milho verde com manteiga, com a quantidade de exercício necessário para perder as calorias ingeridas.