Com a proximidade do final de ano, as empresas começam a colocar no calendário as famosas festas de encerramento de ano. E, com a chegada das celebrações, surgem também as dúvidas de como se comportar, que roupa vestir, se é indicado ingerir bebida alcoólica. Evitar gafes na frente dos colegas e do chefe acaba sendo uma regra que, se ignorada, pode causar transtornos e constrangimentos no futuro.
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Maria Clara Felippi, psicóloga e especialista em comportamento empresarial, explica que as confraternizações de final de ano são comuns nas empresas hoje em dia, momento em que as organizações agradecerem aos colaboradores pelo trabalho desenvolvido durante o ano. Para ela, a presença do funcionário é essencial neste momento.
– É importante que haja um esforço no sentido de participar da festa. Não ir pode passar a impressão de que o convidado não fica confortável com os colegas. Mais do que isso, contudo, as confraternizações de fim de ano são uma excelente oportunidade para melhorar o ciclo de amizades e fazer networking, conversando com colegas de outros setores – explica.
Ela explica que nos casos em que o funcionário não possa comparecer é importante comunicar o motivo aos organizadores, colegas e superiores para que eles percebam que o profissional se importa com eles e com a empresa.
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Para Celso Bazzola, consultor de recursos humanos, fazer declarações românticas para colegas de trabalho aos olhos de todos ou dançar de forma sensual também devem ser evitadas nas festas de empresas.
– Esse tipo de comportamento causa constrangimento aos participantes. O mais importante é que esses momentos sejam apenas de alegria e de descontração – destaca.
Vestimenta e comportamento
– Use roupas discretas e condizentes com o ambiente. Seja cordial com todos os presentes, mesmo que não tenha contato próximo. Busque falar de temas neutros, que não prejudiquem a imagem da empresa ou das pessoas.
Participação
– O importante é participar da festa, mostrar que tem flexibilidade, mesmo que seja em um ambiente que você não goste muito. Flexibilidade e versatilidade são características importantes na carreira. Quem não participa pode estar perdendo uma importante oportunidade de interagir e compartilhar ideias.
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Controle
– A festa da empresa não é uma como outra qualquer. Por isso, procure manter o controle. Para homens e mulheres que gostam de drinks, é importante lembrar que por mais que seja momento de festa o clima não deve ser de “liberação geral”. A festa de confraternização é acima de tudo um “networking profissional”. Por mais que seu chefe seja bacana, não o trate como amigos que você tem fora da empresa.
Chefias
– Se o chefe exagerou e está começando a ficar inconveniente, você tem algumas opções. Se afaste dele para evitar qualquer atrito ou situação desconfortável. Chamá-lo de canto e comentar sobre o comportamento dele só se você tiver intimidade e se sentir confortável para isso. Do contrário, chame alguém mais próximo do relacionamento dele para dar um toque sobre o comportamento.
Desavenças
– Aproveite a festa para pedir desculpas e se reconciliar. Nada como o espírito de fim de ano para diminuir (ou fazer desaparecer) as desavenças com um determinado colega de departamento. Por fim, lembre-se que, depois da festa, há sempre o dia seguinte. Então, não faça nada que você não gostaria que seus colegas lembrassem quando todos estiverem trabalhando novamente.