Especialistas em futebol da região opinam sobre o possível time que Felipão colocará em campo nesta terça-feira contra a Alemanha, às 17h, no Mineirão. Os quatro entrevistados pelo Sol Diário acreditam que a Seleção deve chegar à final, mas precisará se superar.

Continua depois da publicidade

Delfim de Pádua Peixoto Filho, presidente da Federação Catarinense de Futebol e vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF)

“Estou em Belo Horizonte (MG) e tenho acompanhado todos os jogos da Copa. No lugar do Thiago Silva tem que colocar o Dante, que joga na Alemanha e conhece o jogo deles. Já para a posição do Neymar eu colocaria o William ou então dava uma cartada com o Bernard, que é um jogador muito rápido e inteligente. O restante tem que permanecer igual, acho que o Felipão precisa manter o Maicon. Com o Dante entrando a nossa defesa ficará bem, meu palpite é 1 a 0 pro Brasil”.

Fernando Gil, técnico do Camboriú FC

Continua depois da publicidade

“Eu acho que o Felipão não vai inventar muita coisa, vai manter o que vem fazendo com substituições simples. Com a saída do Thiago ele deve colocar o Dante, dai vai ter que mexer atrás porque o Dante é canhoto, então passaria o David Luiz para a direita. Ele deve jogar com três volantes, Luiz Gustavo, Paulinho e Fernandinho, dando um pouco mais de liberdade para atacar. O Daniel Alves ficaria mais ofensivo pelo lado e mais na frente Oscar, Hulk e Fred. Acho que o Daniel é uma opção interessante pelo sistema que ele deve colocar em campo, pois consegue ter uma cobertura dos volantes na subida do Daniel e do Marcelo. Além disso, a zaga é o ponto forte da Seleção. Os dois zagueiros são muito parceiros e isso é o que vem dando confiança e segurança aos atletas.”

Schwenck, ex-atacante do Marcílio Dias

“Pelo que tenho acompanhado acho que o Felipão deve colocar o Dante no lugar do Thiago Silva, até por ele ter jogado na Alemanha. Ele conhece os jogadores e pode usar isso como arma. Para o lugar do Neymar acredito que o Felipão vai reforçar o meio campo, com Paulinho, Luiz Gustavo voltando e o Fernandinho. Assim o Oscar jogaria adiantado junto com Fred e Hulk. Pelo treinamento que eu assisti, ele está voltando com o Daniel Alves, mas eu gostaria que permanecesse o Maicon, que foi bem no último jogo. No ataque o Brasil deve sofrer um pouco com a falta das jogadas que o Neymar fazia, a individualidade dele. Mas pode ganhar no conjunto, porque todo mundo sabe que a Seleção vai ter que se superar”.

Gelson da Silva, ex-técnico do Marcílio Dias

” Eu acredito que o Felipão deve colocar em campo Júlio César, Maicon, David, Dante, Marcelo, Luiz Gustavo, Paulinho, Fernandinho, Oscar, Hulk e Fred. É difícil falar, mas se conseguir marcar bem a Alemanha deve passar para a final. Meu palpite é que o jogo deve ser decidido em uma bola parada, 1 a 0 para o Brasil. Acho que o time vai encontrar problemas com o entrosamento da Alemanha. É uma Seleção bem entrosada, preparada, é um desafio bom para o Brasil. Se formos avaliar quem está jogando melhor, seria a Alemanha. Mas por estar em casa a Seleção Brasileira tem um peso maior e precisa aproveitar esse momento. Vamos ver como essa Seleção vai reagir, porque nos jogos anteriores pegamos adversários teoricamente fáceis e tivemos problemas.”

Continua depois da publicidade