De acordo com o professor universitário e especialista em Novas Mídias Béio Cardoso, se engana quem pensa que as redes sociais surgiram apenas com o advento da internet. De acordo om o especialista, o que temos hoje é uma digitalização das relações para plataformas digitais, que facilitam e aceleram este contato.

Continua depois da publicidade

– O mais importante disso tudo é que temos pela primeira vez na história da nossa evolução um registro do passado que não se apaga. Acontecimentos, relacionamentos antigos estão gravados no digital para serem sempre acessíveis. O passado vive com a gente no presente, possibilitando cultivar seus relacionamentos (círculo de amizades) por muito mais tempo. As pessoas colocam fotos, vídeos e as vidas em plataformas digitais que irão imortalizar sua existência.

De Blumenau a Paris, passando por Joinville e Nova York: a saudade está nas redes sociais

O blumenauense Adalberto Day é um dos precursores na divulgação de imagens e história da cidade

Continua depois da publicidade

A psicóloga Christine complementa a fala do especialista destacando a importância de relembrar o passado, mas com algumas ressalvas.

– É muito saudável relembrar o passado, voltar a sentir os cheiros da infância ou ouvir aquela música que marcou tanto uma época. Isso se torna negativo quando nos fixamos em um determinado período como que querendo que aquilo se repetisse da mesma maneira nos dias atuais. Passa-se então a supervalorizar o que já se viveu em detrimento do que se vive no presente, com excesso de saudosismo e depreciação do que é o novo – alerta.