As equipes do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) estão em estado de alerta para possíveis casos de influenza aviária no Litoral Norte de Santa Catarina. As informações foram divulgadas pela prefeitura de São Francisco do Sul, nesta terça-feira (20).

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O projeto já está com um protocolo específico para atuar. Popularmente chamada de “gripe aviária”, a doença viral altamente contagiosa atinge principalmente aves e mamíferos.

AN 100 anos

Em humanos, o índice de contágio é baixo e com riscos menores do que nos animais, porém, especialistas alertam que é preciso manter cuidados para evitar a propagação do vírus.

Continua depois da publicidade

Em caso de encontro de aves silvestres, marinhas ou terrestres, deve-se manter distância, pois não é possível saber se ela está contaminada ou não. 

Ao observar sintomas nas aves, como descoordenação motora, incapacidade de levantar, tremores, dificuldade respiratória, convulsões, ou muitos animais mortos, entre em contato com o Serviço Veterinário Oficial de SC, pelo 0800 643 9300.

Já para aves marinhas assintomáticas ou mortas, entre em contato com o PMP-BS pelo número 0800 642 3341 ou pelo whats (47) 99212-9218. 

Avanço de casos

O aumento de casos de gripe aviária no Brasil já gera uma preocupação para Santa Catarina desde o mês passado. Com o país em estado de emergência para a gripe aviária após registros de casos em aves silvestres, SC emitiu alerta máximo com as medidas de prevenção contra a doença. 

Continua depois da publicidade

Atualmente, o Estado responde por 16% da produção nacional de carne de frango, e conta com cerca de 13 mil produtores de aves. Todos eles foram preparados para garantir a máxima segurança das granjas.

*Sob supervisão de Lucas Paraizo

Leia também

Jaraguá do Sul abre concurso público com salário de até R$ 20,6 mil; saiba como se inscrever

Joinville tem resgate de um gambá por dia em junho, em média

Caminhão com 18 toneladas de alumínio tomba e fecha a BR-101, em Araquari