Quem costuma passar horas em tablets e smartphones trocando mensagens deve ficar atento. O movimento repetitivo pode causar inflamações nos tendões, especialmente nos dedos e punhos.

Continua depois da publicidade

Na Espanha, uma mulher de 34 anos recebeu o diagnóstico de WhatsAppinite após chegar ao hospital com fortes dores nas mãos. Na véspera de Natal, ela trabalhou e por isso, no dia seguinte, passou em torno de seis horas enviando mensagens de boas festas pelo aplicativo WhatsApp. O caso foi apresentado na revista de medicina The Lancet. Apesar de esse tipo de inflamação não ser novo, cresce o número de pessoas que procuram ortopedistas no Brasil.

– Atendo muitos pacientes com isso. Pessoas jovens, com dores pelo uso de celulares e também de computadores – conta o ortopedista especialista em cirurgia da mão, Jan Richard Rost.

Ele explica que as dores no trajeto do tendão, chamadas de tenossinovite, decorrem de qualquer movimento realizado muitas vezes seguidas. A repetição causa um aumento do atrito dos tendões com a sua bainha protetora, a membrana sinovial, o que cria uma inflamação. O principal sintoma é a fadiga muscular, mas o tratamento é simples: deixar de fazer o movimento que causa a dor, além do uso de anti-inflamatórios e gelo.

Continua depois da publicidade

As dores acometem principalmente o polegar, que é o dedo mais usado para digitar e segurar os aparelhos, e também o dedo médio, punho e cotovelo. Desconfortos no pescoço e nos ombros ocorrem pois, segundo o ortopedista Cristiano Tacca, estes aparelhos não estão ergonomicamente preparados para uma atividade contínua.

– Celulares, tablets e notebooks foram criados para resolver problemas quando se está na rua. Para digitar, o ideal é usar o computador, que oferece apoio para o antebraço -recomenda.

Para diminuir as dores e reabilitar o paciente à realização daquele movimento, a fisioterapeuta Lizandra da Silva Menegon aplica exercícios para diminuir o processo inflamatório, reparar o tecido lesionado e também fortalecer os músculos.

Continua depois da publicidade

Em contrapartida, ela explica que o tratamento de pacientes com lesões a partir do uso dos computadores ainda é maior, pois eles são mais utilizados do que tablets e smartphones, especialmente no trabalho. Nestes casos, as dores ocorrem não apenas nos dedos e nos punhos, que estão diretamente relacionados à digitação. Em qualquer dos casos, é importante procurar um especialista.

– Se persistir por muito tempo, esse dano é irreversível. O tratamento vai reduzir a dor, mas o paciente perde a força. Quanto antes tratar, melhor – esclarece.