Assim como o organismo enfrenta inúmeras mudanças com o passar dos anos, o rosto também adquire novas linhas e marcas. Elementos abundantes aos 20 tornam-se escassos aos 30, e isso requer cuidados específicos. Na hora de escolher os produtos, é importante saber qual o tipo de pele se está tratando e quais as deficiências, tanto de marcas de expressão quanto de componentes químicos.

Continua depois da publicidade

Para auxiliar na escolha dos cuidados para mulheres em diferentes faixas etárias, consultamos Sara Bragança, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética. Além de indicar o uso do protetor solar diariamente, ela aponta produtos que podem ajudar a manter seu rosto sempre saudável.

Emma Watson, aos 23 anos / Foto: AFP

Aos 20 anos é normal que a pele ainda produza certa oleosidade, por isso alguns cravos e espinhas podem aparecer. Contra estes dois incômodos, o indicado é utilizar sabonetes específicos. O protetor solar previne futuras rugas e marcas de expressão, por isso deve ser utilizado diariamente. Cremes oil free, serum e mousses à base de vitamina C são indicados para clarear a pele e diminuir os efeitos do sol, pois exercem função antioxidante.

Anne Hathaway, aos 31 anos / Foto: AFP

Continua depois da publicidade

Na casa dos 30 anos, a pele feminina já expõe sinais da baixa de colágeno e de elastina, o que acaba tornando mais aparentes algumas rugas superficiais ao redor dos olhos. Contra o aparecimento de manchas ou melasma, produtos à base de ácido kójico devem ser associados à rotina, junto com hidratantes faciais à base de ácido retinóico e glicólico.

Jennifer Aniston, aos 45 anos / Foto: AFP

Mulheres acima dos 40 anos começam a notar o surgimento de rugas mais profundas. Para amenizar esta mudança, deve ser avaliado o tratamento com nuticosméticos antioxidantes. Aplicação de toxina botulínica, preenchimento à base de ácido hialurônico e indução através de luz pulsada são métodos que podem ser indicados de acordo com a pele. Para reduzir o aspecto flácido, são indicados cremes à base de elastina, DMAE, raffermine, argireline e tensine.

Julianne Moore, aos 53 anos / Foto: AFP

Chegando aos 50 anos, a mulher precisa atentar à hidratação da pele, principalmente durante a noite. O uso de cremes emoliantes deve ser diário. Pca-na e extrato de soja são componentes que colaboram na vivacidade das células.

Meryl Streep, aos 64 anos / Foto: Divulgação

Aos 60 anos, a pele pode estar marcada por rugas profundas e a perda da elasticidade agrava a flacidez. Produtos que contenham ácido hialurônico suavizam as marcas de expressão, e aumentam o tônus e a elasticidade da pele. O uso de DMAE é indispensável, pois tonifica e hidrata a pele.

Continua depois da publicidade