Comodidade e melhor preço. É isso que leva o consumidor a optar por fazer compras pela internet no Brasil. O fenômeno das vendas online tem crescido de forma surpreendente a cada ano, a taxas aproximadas de 30%, enquanto que o comércio tradicional amarga resultados inexpressivos, principalmente em datas comemorativas como Dia das Mães e Natal. A maior parte dos consumidores brasileiros que compram pela rede mundial de computadores mora nas capitais.

Continua depois da publicidade

Um dado interessante é a posição de Florianópolis nesse universo. Um levantamento da Conversion, empresa especializada na área, mostra que a capital catarinense ocupa a 15ª posição no país entre 30 cidades no quesito movimentação de e-commerce. O ticket-médio – valor médio gasto nas compras pela internet por pessoa – da cidade é superior ao de São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, de R$ 307,03. A taxa de conversão na cidade é de 1,17%. De cada cem consumidores que acessam lojas online em Florianópolis, pouco mais de um compra efetivamente o produto. E essa pessoa demora, em média, 3min10s para realizar a compra.

A empresa analisou mais de 100 milhões de visitas em lojas virtuais no Brasil para chegar a esses dados. Segundo o estudo, o valor estimativo de compras online este ano somente em Florianópolis é de R$ 368,5 milhões, totalizando mais de 1,2 milhões de pedidos. Cerca de 30% das compras pela internet em SC são feitas na Capital. Se considerarmos que a cidade responde por menos de 10% da população catarinense, o volume de compras é elevado.

A título de comparação, o ticket-médio em São Paulo é de R$ 233,51. No entanto, a cidade deve movimentar R$ 5,6 bi em compras pela internet neste ano. Chama a atenção também que o uso de celulares e tablets é cada vez maior no e-commerce. Segundo a pesquisa, um em cada cinco visitantes de sites de comércio eletrônico utiliza dispositivos móveis, e mais de 10% das vendas são realizadas nesses aparelhos.

São números para refletir sobre a relevância que este mercado pode ter como estratégia de expansão de vendas para qualquer negócio.

Continua depois da publicidade