“É impressionante o número de pessoas que procura o trabalho de coaching para remanejamento de carreira. Essa situação deve-se ao fato que estamos nos conscientizando de que nosso nível de realização pessoal está diretamente relacionado com nossa satisfação no âmbito profissional. Dessa forma, o que mais temos observado no mercado são indivíduos de diferentes faixas etárias buscando alinhar seus propósitos pessoais aos da organização em que atuam, e quando percebem uma incompatibilidade entre os valores decidem por novos desafios.
Continua depois da publicidade
Como não poderia ser diferente, qualquer processo de mudança gera uma certa instabilidade emocional; no entanto, quando a mudança está embasada em um planejamento bem estruturado, considerando diversos aspectos como principais habilidades e talentos, valores pessoais, metas de curto, médio e longo prazo, recursos financeiros disponíveis e oportunidades e ameaças de mercado, as possibilidades de decepção após uma decisão de mudança são muito pequenas.
O papel do profissional de coaching, antes de apoiar qualquer mudança radical, é o de investigar as reais necessidades que não estão sendo atendidas. Em muitos casos, após rigorosa análise de possibilidades de ações para resolver as atuais insatisfações, o próprio cliente chega à conclusão de que uma mudança de carreira não é tão necessária quanto parecia num primeiro momento.
Ajudar as pessoas a perceberem atitudes limitantes e a assumirem a responsabilidade sobre muitos dos problemas que as cercam é uma das funções dos profissionais, comprometidos não só com os resultados externos, mas principalmente com o crescimento e amadurecimento interno, para evitar repetição de padrões de comportamento na vida profissional e pessoal.“
Continua depois da publicidade