Desde o início da Operação Verão, pelo menos cinco pessoas já se afogaram em praias do Litoral Norte. Foram três em Balneário Camboriú, uma em Bombinhas e uma em Itajaí. Mas como identificar quando uma praia é mais perigosa do que a outra? Quais os pontos mais perigosos na região? E quais os cuidados que se precisa ter ao entrar na água?
Continua depois da publicidade
O professor da Univali e doutor em Geologia Marinha, João Thadeu de Menezes, aponta que uma das praias que requer mais cuidado na região é Navegantes. Segundo ele, apesar dela ser de inclinação suave, ela possui muitos buracos e ondas quebrantes. Resultado das correntes que atingem a região.
– A característica de Navegantes é parecida com Balneário Camboriú e Itapema. Mas a principal diferença é que, ao contrário das duas cidades, Navegantes não tem os costões para proteção – explica o professor.
O aspecto a que Menezes se refere é tipo de areia encontrado em cada local. Ele explica que, quanto mais grosso o grão de areia, mais íngreme é a praia. Característica, por exemplo, da Praia Brava, em Itajaí, que o professor também considera como uma das mais perigosas. Esse tipo de praia é chamada de refletiva, onde a principal característica é a onda quebrar perto da areia.
Continua depois da publicidade
– Os banhistas costumam associar perigo com a onda. Mas os principais perigos do mar vêm das correntes e da profundidade. É claro que uma pessoa inexperiente pode ter dificuldade em tomar banho em uma praia com ondas quebrantes – comenta.
O professor também explica o motivo de algumas praias terem menos incidências de ondas. Segundo ele, as ondas maiores se formam principalmente por causa dos ventos Sudeste e Sul. Isso explica o fato de a Barra Norte, de Balneário Camboriú, ter maior incidência de ondas do que a Barra Sul.
– O Costão que da Praia de Laranjeiras impede a formação de ondas na região da Barra Sul. O mesmo acontece em Bombinhas e Itapema que, assim como Balneário, têm características de praia de enseada – explica o professor.
Continua depois da publicidade
Prias como Estaleiro e Taquaras, em Balneário Camboriú, não são consideradas perigosas, porém exigem atenção e experiência dos banhistas, já que as ondas quebram muito perto da areia.
Regras para embarcações
Para manter a segurança dos banhistas, embarcações como lanchas e jet sky devem navegar a partir de 200m da costa. Barcos a remo ou a vela podem trafegar a partir de cem metros da arrebentação ou do espelho d’água, no caso de lagos e lagoas.
As embarcações de propulsão a motor devem fazer desembarque de passageiros a partir de 50 metros da praia.
Continua depois da publicidade
Medidas de prevenção
Banhistas
Observar e respeitar as bandeiras de sinalização;
Reconhecer suas habilidades pessoais e seus limites no mar;
Procurar não ultrapassar profundidades superiores à cintura;
Evitar tomar banho em locais com correntes, obstáculos e nas proximidades de desembocaduras de rios;
Evitar mergulhar em locais próximos a costões;
Não perder as crianças de vista e não praticar esportes em áreas reservadas para o banho.
Embarcações
Não conduza embarcação se consumir bebida alcoólica
Seja habilitado para conduzir embarcação
Esteja preparado, verifique os itens de segurança e o material de salva-vidas
Consulte as condições de tempo e mar antes de navegar
Use colete salva-vidas