No mundo corporativo, horas de jornadas intensas de trabalho já é velha companheira dos executivos, principalmente daqueles que ocupam altos cargos nas empresas. Para atingirem metas, lidam com situações conflitantes, com a dificuldade da equipe e, muitas vezes, com a incompreensão dos chefes. Aliados a isso está a cobrança da família. Resultado: dor de cabeça, cansaço e claro, mais uma vez ele, o estresse, se manifesta de forma arrasadora e atingindo todos os segmentos da vida, inclusive o pessoal, tornando tudo um grande caos.
Continua depois da publicidade
A psicóloga Márcia Dolores Rezende, diretora e coordenadora do Instituto Saber, empresa de desenvolvimento de recursos humanos, reconhece que hoje o estresse faz parte da rotina de muitos profissionais.
– Lidar com esse mal da vida moderna significa estar mais preparado para o mercado e denota maturidade profissional – destaca a especialista.
O que deve ser levado em consideração em relação ao problema é a forma com que o profissional o encara.
– Se a pessoa transforma a situação em um transtorno isso é altamente prejudicial, mas se desenvolve uma percepção de desafio possivelmente os resultados serão de qualidade.
Continua depois da publicidade
Para evitar esse mal, Márcia explica alguns pontos essenciais para você avaliar como o estresse surge em sua vida:
:: Em primeiro lugar, identifique o que está causando o problema e destaque os pontos que desencadeiam a causa. A partir desta informação, defina como quer lidar com a situação.
:: No caso de uma equipe inteira estressada, é preciso que o líder possa sanar o problema o mais rápido possível de forma que a harmonia volte para o convívio dos envolvidos, inclusive para que essas pessoas possam estar aptas a enfrentar as pressões do dia-a-dia.
– É preciso preparar melhor o time para lidar com as variáveis presentes no negócio para que toda adversidade se transforme em oportunidades – explica Márcia.
Continua depois da publicidade
:: A melhor forma de evitar o problema que causa tantos transtornos na vida do colaborador como no cotidiano da empresa é apostar em políticas de saúde e bem-estar que possam proporcionar apoio e equilíbrio para o capital humano.
– Os benefícios dessa iniciativa são inúmeros. Aumenta a rentabilidade, pessoas felizes e satisfeitas produzem mais. Afinal, o bem estar traz ideias mais criativas proporcionando saídas inovadoras – reforça a psicóloga.
:: Outra alternativa para afastar o estresse é o coaching aliado a programação neurolinguística (PNL)., método para ensinar as pessoas a como criar e manter padrões de pensamento favoráveis.
– O coaching e a PNL são ferramenta poderosas e que dá ao profissional a capacidade de utilizar a sua neurologia de forma mais prática e funcional – salienta.
Continua depois da publicidade
As dicas gerais da psicóloga para executivos:
:: Coloque sua atenção no que você quer
:: Abra caminhos para atingir sua meta
:: Envolva as pessoas em sua visão e missão para dividir e produzir muito mais
:: Delegue, compartilhe e auxilie, trabalhe em equipe e forme equipes
:: Saiba ouvir e peça feedbacks e respeite o que o outro tem para falar
:: Influencie o clima da área e dos ambientes por onde passa de forma positiva
:: Valorize o que você faz e o que os outros fazem bem
:: Comunique com clareza, sensibilidade e harmonia