O link no Youtube traz em seu bojo ameaça de grupos, dentre os quais os que se intitulam black-blocs e que pretendem interferir na programação de 7 de Setembro. Data magna da Pátria, comemorada com a participação de diversos segmentos da sociedade, é momento cívico e patriótico para a família brasileira.

Continua depois da publicidade

Apropriar-se da ocasião para finalidades espúrias é uma imprudência, podendo comprometer o saudável equilíbrio entre o direito de ir e vir e o de manifestar-se. Os populares que pacificamente lembraram aos governantes quais são seus deveres tiveram um excelente mês de junho, mas perderam o ímpeto com as férias escolares e o intervalo nos eventos mundiais.

A ação dos vândalos começou após as primeiras e democráticas manifestações, desviando a atenção da imprensa e fixando-a na cobertura da violência. As pessoas de bem, maioria nas passeatas, afastaram-se das ruas, por receio de confrontos e de ações vigorosas da polícia. Alegar que as depredações cometidas por esses grupos são fortuitas, sem intenções deliberadas, é afrontar nossa inteligência.

Os resultados das investigações expostos à opinião pública ainda são irrisórios. Por que a motivação desses grupos não foi difundida de forma clara? As imagens disponíveis na mídia revelam coquetéis Molotov muito bem produzidos e até padronizados. Mascarados revelaram-se pessoas instruídas nas técnicas de guerrilha urbana. Onde e quem prepara tal classe de “cidadãos”? Estariam sob qual orientação, para desmotivar os brasileiros a continuar os protestos de junho, intimidando-os pela violência? Com a palavra, quem tem a obrigação de investigar e prender.

Continua depois da publicidade