A Volare, marca líder na produção de micro-ônibus, possui 26 anos de atuação no mercado. Uma das unidades de negócios da Marcopolo S.A, a empresa tem como finalidade a produção veículos para diversos segmentos — especialmente, para o mercado escolar, de fretamento, turismo, rural e urbano. Em Santa Catarina, a empresa está presente através das concessionárias DAS em Chapecó, Içara e Palhoça e a Local Volare em Rio do Sul, além de desenvolver ações para facilitar a mobilidade urbana do estado.
Continua depois da publicidade
Os micro-ônibus da marca têm configurações de 6 a 12 toneladas, produzidos conforme a necessidade de cada cliente. Ao todo, a empresa conta com mais de 45 pontos de atendimento no Brasil e 20 no exterior, responsáv eis por todo o processo, desde a venda ao pós-venda.
— O lançamento do primeiro modelo da Volare aconteceu em 1998 e, desde esse momento, a empresa conquistou sucesso no mercado pelas características de robustez, confiabilidade, inovação, custo total de propriedade, valor de revenda e eficiente rede de concessionários em todo o Brasil. A linha de modelos foi sendo ampliada gradativamente, sempre focada na inovação e nas necessidades das aplicações específicas. Hoje, a marca possui mais de 50% de participação no mercado brasileiro no segmento de veículos leves, de até 12 toneladas de peso bruto total — comenta Sidnei Vargas da Silva, Gerente Comercial da Volare.
Além disso, a empresa também se destaca por possuir uma ampla gama de modelos, que atendem as necessidades de transporte entre 17 a 64 passageiros. Pioneira no mercado, a Volare conta com duas unidades fabris, em Caxias do Sul (RS) e em São Mateus (ES).
Empresa atua para transformar a mobilidade urbana de SC
Continua depois da publicidade
A Volare tem conduzido projetos para transformar a mobilidade urbana catarinense. Um exemplo acontece em Florianópolis (SC), como o Projeto Formiguinha, cuja finalidade é oferecer mais facilidade para quem depende do transporte público. A iniciativa é da Prefeitura de Florianópolis e abrange, principalmente, áreas não atendidas por ônibus tradicionais.
A empresa forneceu mais de dez veículos adequados para a mobilidade urbana, que podem ser usados em diversos terrenos da capital catarinense. Por tratarem-se de micro-ônibus, os veículos têm excelente custo-benefício e uma melhor dirigibilidade, facilitando os deslocamentos diários da população.
Vargas, explica que o projeto tem o intuito de melhorar a mobilidade no conjunto de comunidades do Morro da Cruz, através de itinerários que conectam as comunidades locais.
— Com esse projeto, foi possível transformar a mobilidade urbana da cidade. Só nos lugares em que passam as linhas, desde que o projeto foi implantado, já foi possível transportar mais de 200 mil passageiros. Como os micro-ônibus são menores e mais tecnológicos, é possível percorrer itinerários com morros e ruas estreitas — comenta.
Continua depois da publicidade
Outra ação que conta com o envolvimento da Volare é o Projeto SC + Inclusiva, cujo objetivo é garantir o transporte com segurança, conforto e acessibilidade às pessoas com mobilidade reduzida. Ao todo, mais de 40 veículos da marca na configuração escolar foram desenvolvidos para as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAES), promovendo acessibilidade a todos os estudantes.
Especialista em fretamento empresarial
Um dos mercados em que a Volare atua com ênfase é o fretamento empresarial para transportes de colaboradores, já que a empresa percebeu que havia necessidades específicas de maior conforto, segurança e dirigibilidade, com custos operacionais menores. Por isso, a marca desenvolveu configurações específicas para essa demanda, com características que atendem às demandas com melhor custo-benefício.
— Recentemente, lançamos soluções focadas no transporte de colaboradores, e alcançamos grande sucesso em todo o Brasil pelas características oferecidas. Acompanhando a demanda do mercado e a necessidade por veículos com ainda maior capacidade, a marca lançou no meio deste ano o Fly 12, na Lat. Bus, que pode transportar 45 passageiros ou 64 estudantes na versão escolar — comenta Vargas.
Continua depois da publicidade
O último lançamento da marca conta com eficiência e dirigibilidade, aliados aos reduzidos custos de aquisição e operacionais. Ainda, se destaca por ser um micro-ônibus robusto e adaptável a diferentes necessidades de mobilidade urbana.
Com um constante intuito de inovação, a Volare pretende seguir aumentando o portfólio para os próximos anos. O gerente comenta que a empresa tem trabalhado continuamente para desenvolver novos modelos, com foco na descarbonização do transporte.