No início do mês o Centro parou no final da tarde e, de acordo com o diretor de trânsito do Seterb, Fábio Campos, vários fatores contribuíram para o congestionamento ser maior do que o habitual: semana de pagamento, volta às aulas, clima, obras e, principalmente, infrações de trânsito.
Continua depois da publicidade
– Em vários pontos os cruzamentos ficaram trancados e infelizmente não foram só os carros, vimos muitos ônibus, o que piora a situação – relata Campos.
Na tentativa de amenizar os engarrafamentos foram colocados agentes de trânsito nos pontos mais críticos. Para o arquiteto Christian Krambeck, especialista em planejamento e gestão urbana e regional e mestre em arquitetura e urbanismo, o espaço para carros em Blumenau está escasso:
– Daqui para frente se as pessoas, os governantes continuarem pensando só no carro vamos gastar dinheiro à toa. Não quer dizer que não será necessária mais nenhuma obra para o carro, mas o modelo tem que ser o da cidade para as pessoas.
Ele acredita que, apesar do trânsito saturado, é possível transformar a realidade de Blumenau e criar uma convivência melhor entre pessoas e veículos:
Continua depois da publicidade
– Essa ponte do Centro (projeto ainda) é um equivoco, está pensada exclusivamente para o carro, mas já existem algumas iniciativas, o movimento pró-ciclovia tem crescido, o transporte coletivo é razoável e o corredor de ônibus foi um dos maiores avanços dos últimos 50 anos em mobilidade, mas a atual gestão abandonou e precisa ser ampliado e estruturado.