O espanhol Alejandro Valverde surpreendeu os favoritos e conquistou a terceira fase da Volta da Espanha, nesta segunda, dia 6, entre Burgos e Soria. O ciclista de 24 anos foi o mais rápido de um grupo de 11 atletas e ganhou alguns segundos de vantagem durante a subida final de três quilômetros pelas ruas da cidade. Ao começar a reta final, Valverde era o quarto colocado e a última aceleração o colocou alguns metros à frente do australiano campeão olímpico Stuart O’Grady, da Cofidis.

Continua depois da publicidade

O ciclista de Las Lumbreras, da província de Murcia, na Espanha, registrou o tempo de 3h43min17 na etapa de 157 quilômetros e chegou à 15ª vitória na temporada. Terceiro lugar na edição de 2003 da Volta da Espanha, quando venceu duas etapas, Valverde considera que tem chances de faturar no geral, mas isso vai depender do desempenho na montanha.

Benoit Joachim, de Luxemburgo, que integra a equipe americana Postal, passou à frente do companheiro de time, o holandês Max Van Heeswijk e se tornou o líder da corrida, após tirar vantagem em um dos intervalos do dia.

Outros favoritos no grupo dos 11 primeiros incluem o russo Denis Menchov da equipe Illes Balears, que chegou em terceiro, assim como os espanhóis Roberto Heras, Francisco Mancebo e Aitor Gonzalez, além do italiano Damiano Cunego e Vinokourov, da T-Mobile.

As informações são da Agência Reuters.

Continua depois da publicidade