Campeã mundial em 2010, a Espanha quase sempre é cotada como uma das favoritas a, pelo menos, ir até o mata-mata da Copa do Mundo. Entretanto, desde que levantou a taça na África do Sul, La Roja somou apenas três vitórias no maior torneio de seleções – uma em cada Copa seguinte.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

Na Copa do Mundo do Brasil, em 2014, a Espanha não se classificou as oitavas de final após cair em um grupo com Holanda, Chile e Austrália. O único país que La Roja conseguiu venceu foi o Socceroos (3 a 0). Perdeu para a Laranja Mecânica por 5 a 1, e 2 a 0 para os chilenos.

Em 2018, na Rússia, a Espanha estreou com um empate em 3 a 3 contra Portugal, venceu o Irã por 1 a 0 e empatou com Marrocos em 2 a 2 na fase de grupos. Nas oitavas, empatou novamente com a Rússia em 1 a 1, e perdeu por 4 a 3 nos pênaltis para o país-sede.

Nesta Copa do Mundo no Catar, a Espanha venceu apenas na estreia. Fez 7 a 0 na Costa Rica. Depois empatou em 1 a 1 com a Alemanha e perdeu por 2 a 1 para o Japão. Mesmo assim La Roja passou para as oitavas de final. Contra o Marrocos nesta terça-feira, as seleções empataram sem gols no tempo normal e os africanos eliminaram a Fúria nos pênaltis, 3 a 0.

Continua depois da publicidade

Leia também

Brasil é a sétima seleção mais rápida a fazer quatro gols na Copa do Mundo

Pelé: boletim médico aponta “melhora progressiva” do Rei