Espanha e Paraguai se enfrentam neste sábado, 15h30min (de Brasília), em busca de uma vaga às semifinais da Copa do Mundo da África do Sul, em uma partida histórica para ambas as seleções no Estádio Ellis Park de Johannesburgo, da qual poderão sair a apenas dois passos da glória.
Continua depois da publicidade
A Espanha, que exibiu contra Portugal um futebol de favorita depois de ter começado mal a Copa, tentará contra os guaranis ficar pela segunda vez em sua história entre os quatro melhores de uma Copa, depois do Brasil em 1950, quando ficou em quarto lugar. O Paraguai quer superar a Fúria para alcançar pela primeira vez as semifinais de uma Copa. Nesta edição, os paraguaios foram uma das surpresas, sofrendo apenas um gol marcado pelo italiano Daniele De Rossi no empate de 1-1 com a Itália.
Os espanhóis expressaram seu respeito pela seleção sul-americana, considerando que jogará fechada, deixando poucos espaços.
– Certamente encontraremos uma seleção paraguaia fechada atrás, como muitas seleções jogam contra nós. Estamos acostumados com isso, manteremos o nosso estilo, tentaremos acertar e ganhar a partida – afirmou o atacante Fernando Llorente.
Continua depois da publicidade
O técnico Vicente del Bosque terá todos os seus principais jogadores, embora haja dúvidas em relação a Javi Martínez, que sofreu uma pancada no tornozelo no treino de quinta-feira, e a Raúl Albiol, que continua se recuperando de sua lesão no perôneo da perna direita.
A Espanha confia em sua paciência e em seu toque de bola refinado para encontrar uma brecha na defesa da seleção sul-americana, que já advertiu que não jogará se defendendo, embora não descarte ceder terreno em alguns momentos da partida para tentar surpreender nos contra-ataques.
– A Espanha é uma equipe que até jogando em espaços reduzidos se posiciona bem, podendo criar chances e (se defender) seria jogar com a sorte. Queremos ser mais do que participantes e poder jogar o que sabemos – disse o atacante paraguaio Roque Santa Cruz na quinta-feira.
Mesmo chegando pela primeira vez em sua história às semifinais de uma Copa, o Paraguai quer ainda mais.
Continua depois da publicidade
– Vai ser uma dessas partidas em que ninguém quer errar e devemos estar concentrados cem por cento para vencer – disse Santa Cruz.
O treinador do Paraguai, o argentino Gerardo Martino vinha atuando na Copa com três atacantes, mas poderá optar por se reforçar atrás com um atacante a menos, para colocar Jonathan Santana ou Néstor Ortigoza. Víctor Cáceres voltará ao time depois da suspensão pelo segundo cartão amarelo que o deixou de fora da partida contra o Japão, pelas oitavas.