O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, afirmou neste sábado que a Espanha alcançou um acordo sobre Gibraltar e votará a “favor do Brexit” na reunião de cúpula europeia de domingo.
Continua depois da publicidade
“Acabo de anunciar ao Rei (Felipe VI) que a Espanha alcançou um acordo sobre Gibraltar”, afirmou Sánchez em um discurso exibido ao vivo na televisão.
“A Espanha vai retirar o veto e votará a favor do Brexit”.
Após negociações de última hora, que ameaçavam provocar a suspensão da reunião de domingo, de acordo com Madri, Sánchez elogiou uma “declaração política conjunta que é um texto histórico, pois estabelece as bases por escrito de uma nova forma de abordar a relação com Gibraltar a nível europeu”.
Paralelamente em Londres, o governo da primeira-ministra britânica Theresa May, que deseja concluir o difícil processo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE), anunciou conversações construtivas com a Espanha.
Continua depois da publicidade
“A respeito das negociações de saída, levando em consideração algumas circunstâncias próprias a Gibraltar, tivemos discussões com a Espanha que implicam diretamente o governo de Gibraltar. Estas foram construtivas e estamos impacientes para adotar o mesmo marco para as relações futuras”, declarou um porta-voz de Downing Street em um comunicado.
“Uma vez que a retirada do Reino Unido aconteça, a relação de Gibraltar com a União Europeia passará pela Espanha”, explicou Sánchez em Madri.
“Aspiramos sem dúvida alguma com os gibraltarinos uma relação futura, frutífera, estreita, ambiciosa, que favoreça o desenvolvimento equilibrado de Gibraltar”, completou.
Madri exigia de Londres, e de seus sócios europeus, um direito de veto sobre qualquer acordo futuro entre a UE, o Reino Unido e este território situado no extremo sul da Península Ibérica, reivindicado pela Espanha.
Continua depois da publicidade
* AFP