Criar uma plataforma virtual para dar dicas sobre educação aos pais e cuidadores. Esse foi o objetivo do psicólogo Marcelo Michelsohn ao criar um blog sobre educação para crianças, graças aos seus filhos, Luna e Leo, de quatro e dois anos, respectivamente.

Continua depois da publicidade

Desde o lançamento em junho deste ano, o Conexão Pais e Filhos ganha adeptos e recebe cada vez mais questionamentos de pais que, assim como Marcelo, possuem dúvidas na hora de lidar com os pequenos.

– Eles crescem e os desafios vão aumentando. Fiz um curso que mudou a minha relação com eles e resolvi que precisava compartilhar isso com o maior número de pessoas – explica o idealizador.

Marcelo preza pela conexão verdadeira de pais e filhos e não pela posição de querer controlar a criança. Conforme ele, isso resolve as dificuldades dos pais que estão centradas em temas como alimentação dos pequenos, a batalha para colocar a roupa e ir à escola, além do ciúmes e agressão entre os irmãos.

A ideia do blog tem dado certo e a meta do psicólogo é dedicar-se somente a ele no próximo ano. Além disso, a meta é transformar o blog em um espaço virtual, onde os pais poderão encontrar conhecimento e profissionais para educar seus filhos. Graças ao auxílio do Social Good Lab, o que era uma ideia aos poucos ganhou corpo. Marcelo explica que neste espaço haverá alguns conteúdos gratuitos e também vídeo-aulas, atendimento via Skype ou e-mail e livretos. Tudo para sanar dúvidas e ajudar os pais em tempo real.

Continua depois da publicidade

– Quero criar um movimento. Então é preciso que vire um negócio para que tenha um alcance ainda maior – completa.

Empreendedores sociais terão de colocar a mão na massa

Expansão também está entre as metas do Social Good Lab. Neste primeiro ano, todos os trabalhos são da Grande Florianópolis. Conforme o coordenador da iniciativa, Bruno Evangelista, o contexto da região apresenta um grande potencial para o desenvolvimento desses projetos, pois reúne um polo tecnológico e muitos desafios sociais. Porém, no ano que vem, a expectativa é levar o Social Good Lab a outros pontos do Brasil.

O foco do laboratório é que os empreendedores sociais coloquem a mão na massa. Os projetos são constantemente testados e validados, além de passar por diversas fases. Na primeira, os responsáveis fundamentaram o problema. Depois, definiram o público-alvo e o entrevistaram. Só assim lançaram o primeiro modelo de negócio. Mas não termina por aí porque vem a fase dos pequenos testes para ver se a solução é compatível com o público-alvo.

Finalmente, no dia 11 de dezembro, será realizado o Demo Day, quando as ideias estarão amadurecidas e serão apresentadas para um grupo de investidores e mentores.

Continua depois da publicidade

– O projeto é uma experiência única no cenário nacional – conclui Evangelista.