Com o avanço da vacinação e a redução de casos ativos do novo coronavírus, a retomada ao trabalho presencial, mesmo que de forma híbrida, volta a ser rotina da maior parte dos trabalhadores. Neste período de readaptação, um ambiente profissional agradável melhora a produtividade e proporciona bem-estar aos colaboradores.
Continua depois da publicidade
É pensando, inclusive, em inspirar quem retoma ao trabalho presencial, que empresas têm buscado incluir inovação, tecnologia e criatividade no design dos espaços físicos, para assim também melhorar resultados.
Essa prática é bastante comum em empresas de tecnologia e iniciou-se no Vale do Silício, na Califórnia. Grandes corporações, como o Google e Facebook, inseriram no mercado a tendência dos escritórios criativos, que incluem espaços de descontração, áreas de lazer ou até descanso. É através da arquitetura que corporações desse segmento têm expressado valores e identidades organizacionais, o que se reflete na qualidade de vida dos colaboradores.
Um artigo da Associação de Pesquisa Executiva e Consultores de Liderança — em inglês Association of Executive Search and Leadership Consultants (AESC) — aponta que os ambientes tradicionais de escritório estão perdendo força para espaços projetados, que melhoram a interação e se refletem na satisfação dos colaboradores. Já outro estudo, realizado pela Universidade da Califórnia, indica que um trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% mais em comparação aos outros.
O arquiteto Guilherme Moki, especialista em ambientes corporativos, acredita na humanização dos escritórios para fortalecer a produtividade e melhorar a relação entre o espaço e o colaborador. Foi com essa visão que ele desenhou o novo projeto arquitetônico da Intelbras, empresa catarinense de tecnologia que transformou o ambiente corporativo na retomada ao trabalho presencial. A empresa está com jornadas de trabalho híbridas e aproveitou o momento para fortalecer a humanização e a tecnologia no espaço físico.
Continua depois da publicidade
— Parte muito importante da essência da Intelbras é estar “Sempre Próxima”, tanto que esse é o nosso slogan. Com a pandemia, precisamos nos adaptar e fortalecer essa cultura, mesmo com nossos colaboradores distantes fisicamente, através de diversas ações de engajamento e muita transparência. Agora, estamos em uma nova fase, retomando as atividades presenciais, e o que notamos é que nossa equipe estava ansiosa por esse momento — comenta Dione Quadros, gerente de RH da Intelbras sobre esse período de retomada, marcado pelas mudanças para atender os colaboradores com segurança e conforto.
Um dos objetivos dessa mudança foi acomodar todo o quadro de colaboradores da empresa, seguindo os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19 para priorizar o bem-estar de todos. Além disso, cada ambiente foi pensado para contribuir para a produtividade das equipes e trazer mais dinâmica à rotina profissional.
> Ambiente profissional saudável impulsiona resultados de empresa farmacêutica catarinense
Moki explica que o projeto foi elaborado a partir da ideia de criar um espaço mais humano, que estimule a criatividade e a interação entre as pessoas, sem deixar de lado a inovação e a tecnologia.
— Como o espaço é amplo, foi possível criar pontos extras que permitem aos colaboradores a realização de pequenas reuniões informais, pausas para um café ou conversas durante o período de trabalho. Os novos espaços estimulam todos a se comunicarem de forma tranquila — comenta o arquiteto.
Continua depois da publicidade
Tecnologia, inovação e conforto presentes em cada espaço
O novo espaço tem como princípio ser ergonômico, confortável e dinâmico. Alinhado ao conceito de design organizacional, o projeto conta com espaços de descompressão, bancadas de trabalho com divisórias de vidro e móveis no estilo industrial. Além disso, a paleta de cores e a iluminação foram pensadas cuidadosamente para incentivar a criatividade e a inovação, além de oportunizar momentos para relaxamento da mente.
Dione explica que a mudança veio do desejo da empresa de continuar se posicionando como um lugar incrível para se trabalhar. De acordo com ele, a entrega do projeto faz com que os colaboradores possam cumprir suas demandas em um local aconchegante, propício para a inovação e o surgimento de novas ideias.
Nas mudanças, o arquiteto aproveitou o espaço já existente — uma estrutura de 3.800 m2 – e fez as adaptações necessárias para dar amplitude ao local. Agora, a Intelbras conta com um ambiente para recepcionar 750 colaboradores, duas copas, diversas salas de reuniões, um espaço exclusivo para brainstorm e ambiente com arquibancada para eventos internos. Aos colaboradores que precisam de silêncio para se concentrar, foram instaladas salas de reunião no estilo “quiet rooms”.
Tecnologia e humanização foram as características mais marcantes desse projeto, que dá início a uma nova fase na Intelbras. Para deixá-lo ainda mais atraente aos colaboradores, clientes, parceiros, fornecedores e visitantes, a empresa convidou o grafiteiro e artista plástico Rodrigo Rizo para personalizar uma parede exclusiva e inspirada no DNA da marca. A ilustração é de um camaleão, marca registrada de Rizo, que nesse painel simboliza a capacidade de adaptação da Intelbras.
Continua depois da publicidade

A decoração do novo espaço foi inspirada na campanha “Intelbras é mais”, cujo objetivo é mostrar que, além de desenvolver produtos, a empresa pretende colaborar para um mundo melhor. O projeto conta ainda com paredes “instagramáveis”, que tornam o espaço ainda mais interativo.
— Nossa intenção era fazer com que que os colaboradores se sentissem integrados aos ambientes. Para nossa felicidade, isso já vem acontecendo — finaliza o gerente de RH.
> O mercado já sabe: nenhum consumidor será como antes
Rafaela Fusieger, supervisora de marketing digital da Intelbras, mencionou que foi incrível entrar pela primeira vez no novo ambiente.
— Tenho minha estação de trabalho, e em volta há locais coloridos, muito agradáveis para tomar um café, fazer uma reunião que demande mais inspiração ou trocar ideias com o time — ressalta a supervisora.
Continua depois da publicidade

Inovação como essência
A inovação tecnológica, sem perda do foco nas pessoas, faz parte da trajetória da Intelbras. Com 45 anos de mercado, a empresa de capital aberto (INTB3), é referência no Brasil em segurança, comunicação e energia. Está presente em cerca de 98% dos municípios com potencial de consumo eletrônico no país através de distribuidores e revendedores. No portfólio, estão soluções de alta tecnologia e inteligência artificial, que podem ser aplicadas em diversos setores e segmentos de negócios.
Atualmente, a Intelbras conta com mais de 5 mil colaboradores em nove unidades distribuídas pelo país, e está na lista das melhores empresas para se trabalhar há 18 anos. A empresa ainda tem conquistado o mercado mundial ao exportar para diversos países da América Latina.
Acesse o site da Intelbras e saiba mais sobre a empresa catarinense referência em tecnologia.
Confira também o especial Dia a dia com Intelbras no NSC Total.
Leia também
Aumenta a procura por aluguel de lanchas em Santa Catarina neste final de ano
Continua depois da publicidade
Com uso da tecnologia, área de saúde cresce em ritmo acelerado