Atuar de forma independente no mercado ajuda a complementar a renda, mas nem todos sabem como atrair clientes e profissionalizar o trabalho. Por isso, elencamos 10 mandamentos para esses profissionais conquistarem boa reputação, aumentarem as demandas e, consequentemente, as cifras bancárias. Confira:
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1 – Não banque o super-herói
Elenque as suas habilidades, o que realmente sabe fazer com maestria, e aposte nelas.
— O ideal é escolher no máximo três serviços para os quais você tenha aptidão — e que tenham relação entre si. Isso passa mais credibilidade do que um “faz tudo” que não é especializado em nada — recomenda Kleber Costa, CEO a plataforma Bicos Online.
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2 – Mantenha seus contatos atualizados
Tenha um telefone ativo, com bom sinal onde você passa a maior parte do tempo, e fique atento às ligações e mensagens dos clientes. O ideal é não trocar de número toda hora, para que os contratantes — e as indicações deles — possam te encontrar mesmo com o passar do tempo.
3 – Invista na divulgação
Conte aos amigos e vizinhos sobre as atividades prestadas, para que lembrem de você quando precisarem de uma mãozinha ou souberem de alguém que necessita. Anuncie seu trabalho nas redes sociais e em plataformas especializadas que facilitam a conexão entre quem precisa e quem oferece um serviço.
4 – Seja comprometido e dê o seu melhor
Realize o trabalho como o planejado, dentro do prazo e da forma combinada. Seja responsável, cumpra os horários, arque com eventualidades, não desmarque sem um bom motivo. Educação, postura e bom linguajar são diferenciais de peso.
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5 – Atualize-se
Fique antenado às tendências de mercado e procure fazer cursos de especialização na área em que atua.
6 – Use materiais de qualidade
Utilize produtos de primeira quando for sua responsabilidade provê-los e sugira ao contratante os melhores fornecedores quando couber a ele, para assegurar um resultado de acordo com as expectativas.
7 – Disponibilize meios de pagamento
Cada vez mais pessoas optam pelo pagamento por cartão de crédito e o profissional que viabiliza esta transação ganha mais clientes.
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8 – Preste um bom atendimento antes, durante e depois
Preze por um trabalho organizado e limpo. Ao finalizar, procure deixar o espaço arrumado, igual ou melhor do que o encontrou.
9 – Peça feedback
É fundamental pedir feedbacks de clientes para identificar pontos positivos, que você pode usar nas divulgações, e de melhoria. Assim, é possível aperfeiçoar o serviço cada vez mais e construir uma reputação cinco estrelas.
10 – Planeje as finanças
Contabilize todos os gastos e calcule o valor da mão de obra, para que tenha lucro. Mapeie os meses com mais e menos demandas e se planeje financeiramente para não depender de imprevistos.
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*Fonte: Bicos Online, plataforma gratuita para contratação de prestadores de serviço (www.bicos.com.br).