Em tempo de crise, quem está procurando emprego sabe bem que está difícil ser efetivado. Então, quando surge uma oportunidade, o candidato precisa estar preparado. Nesta semana, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) disponibilizou mais de 1 mil vagas em Santa Catarina. Apenas para as regiões da Grande Florianópolis e de Balneário Camboriú, foram divulgadas 239 chances em setores da indústria, serviços e áreas administrativas, além de outras 145 exclusivas para Pessoas com Deficiência (PCDs).

Continua depois da publicidade

Conforme o coordenador-geral do Sine e diretor estadual do Trabalho e Emprego e Renda, Tiago Chaves, ofertas similares a essas são publicadas todas as semanas, porém os candidatos esbarram em questões como falta de qualificação, ausência de documentos ou pouco tempo de experiência na função.

— As empresas estão exigindo cada vez mais especificidades para preenchimento do seu quadro funcional. Em funções como técnico em eletrônica, vigilante e áreas técnicas em geral, isso tem ocorrido com frequência — aponta Chaves.

Em boa parte dos casos, o candidato sequer consegue passar para a fase de

Continua depois da publicidade

entrevista com o empregador. Fatores como pouco tempo de permanência na função ou falta de comprovação de experiência na Carteira de Trabalho estão entre os motivos principais.

Por fim, há situações em que o candidato vai até o Sine, mas não consegue se candidatar para a oportunidade aberta.

— O sistema direciona as vagas conforme os requisitos definidos pelo empregador. Se o candidato não atender ao que é solicitado, ele não tem como concorrer ao trabalho. A vaga está lá, mas para ele é como se não existisse — compara Chaves.

Continua depois da publicidade

Vagas abertas no Sine Florianópolis (Avenida Mauro Ramos, 722 – Centro)

As vagas são renovadas semanalmente e podem ser conferidas no site da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação e clique no link “vagas de emprego”.

Florianópolis

* 181 vagas

* 143 (PCD) vagas

Palhoça

* 8 vagas

* 2 (PCD) vagas

São José

* 4 vagas

Balneário Camboriú

* 46 vagas

Currículo

O que fazer:

/// Descreva sua trajetória profissional de maneira concisa e objetiva.

/// Deixe claro o seu objetivo profissional. É preciso destacar qual a área em que você pretende trabalhar. Profissionais em início de carreira podem incluir um objetivo mais universal.

/// O currículo deve ser visualmente discreto. Os principais conselhos são: folha de papel branca, formatação simples, cores básicas e fontes mais tradicionais. Lembre que a linguagem deve ser formal.

Continua depois da publicidade

/// Um erro de português ou digitação costuma causar má impressão. Por isso, revise cuidadosamente, use ferramentas online de correção ortográfica ou até mesmo peça apoio de um conhecido.

/// Não esqueça do seu contato. Incluir número de telefone e e-mail são requisitos básicos para garantir presença na próxima etapa do processo seletivo.

/// Seja sincero sobre o domínio do inglês ou de qualquer outro idioma.

/// Cursos e qualificações adicionais são critérios importantes na hora de optar por um dos candidatos. Por isso, se prepare para o mercado de trabalho. Faça cursos, participe de palestras, workshops e demais atividades relacionadas ao seu trabalho. Isso vai fazer com que seu currículo seja mais qualificado e você tenha vantagem em relação aos outros concorrentes.

Continua depois da publicidade

O que não fazer:

::: Mentir.

::: Usar “eu” ou “meu”.

::: Enfatizar habilidades e atividades que não deseja fazer no futuro.

::: Listar referências.

::: Usar palavras em caixa alta (maiúsculas).

::: Deixar de mencionar locais de trabalho por onde você passou.

::: Escrever mais de duas páginas.

::: Supervalorizar o passe.

::: Mencionar mais de três pontos importantes a cada posição.

::: Enviar o currículo sem revisar a gramática e ortografia.

Entrevista

O que fazer:

/// É recomendado que o candidato pesquise sobre a empresa na internet antes de fazer a entrevista. Isso demonstra interesse na vaga e também pode ajudar caso o entrevistador faça alguma pergunta mais pontual, relacionada à empresa.

/// A aparência é um ponto levado em consideração pelos recrutadores, porém, exagerar na formalidade pode demonstrar preocupação excessiva. Por isso, tentar avaliar o que combina mais com a vaga em questão pode fazer diferença.

/// Devo falar mais que os outros em entrevistas em grupo? Mito. Por mais importante que seja participar das atividades propostas na entrevista em grupo, querer falar mais que os outros concorrentes pode demonstrar insegurança de sua parte.

Continua depois da publicidade

/// O uso de gírias não é bem visto por entrevistadores, assim como erros de concordância. Ter domínio da língua portuguesa é um ponto crucial.

/// Tomar cuidado com o que você posta nas redes sociais é uma medida importante. Os recrutadores costumam olhar os perfis dos concorrentes para conhecê-los melhor e avaliar aquilo que é publicado. Por isso, lembre-se de não colocar na internet aquilo que você não faria ou falaria publicamente.

/// Se você tiver o perfil mais próximo do que a empresa procura e conseguir compensar a inexperiência com cursos ou habilidades diferenciadas pode ter mais chance do que um concorrente mais “rodado”.

Continua depois da publicidade

O que não fazer:

::: Falar mal de seu antigo empregador ou ex-colegas.

::: Fazer piadas.

::: Responder só com “sim” ou “não”.

::: Falar demais.

::: Deixar a ansiedade tomar conta.

::: Dar ares de “sabe tudo”.

::: Demonstrar preferência por algum entrevistador.

::: Dar a impressão de que pode aceitar e largar o emprego.

::: Verificar o celular.

::: Deixar o celular ligado!

Fonte: Fundação Estudar

Leia mais no Espaço do Trabalhador

Acompanhe a página Espaço do Trabalhador no Face