Você já parou para pensar e analisar como são suas atitudes no trabalho? Seja qual for a resposta, saiba que elas podem garantir que você fique mais tempo empregado ou, pelo contrário, seja dispensado. Então, que tal algumas dicas? A coach e psicologia cognitiva Cláudia Moscovich recomenda que o trabalhador procure se observar e classificar suas atitudes em positivas e negativas. Pronto, você já entrou no clima de autoavaliação, então leia atentamente as outras dicas de Cláudia para buscar um padrão mais positivo de ser e agir seguindo 10 atitudes que farão toda a diferença na sua performance:

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1) Seja colaborador – a colaboração aos colegas é uma das atitudes mais bem-vindas na empresa. Sabe que chega a doer no ouvido, quando se solicita uma colaboração, ter que ouvir aquela resposta: “não é minha função”. Funcionários assim não são bem-vistos. Cada vez mais, as empresas estão buscando superfuncionários multitarefas. Queira sempre ajudar!

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2) Seja automotivado – a motivação é intrínseca. Ou a pessoa tem motivos ou não tem. Uma pessoa automotivada terá sempre motivos para estar entusiasmada, já a motivada nem sempre manterá este padrão. Seja bem-humorado sempre, buscando ser gentil e sorridente. Pessoas mal-humoradas são desmotivadas e contaminam os outros, ao passo que os automotivados melhoram o ambiente. Comece a sorrir que o mundo sorrirá para você!

3) Seja proativo – quem é proativo não espera. Toma a iniciativa. Faz agora, não deixa para depois. Pessoas assim sempre resolvem problemas antes que eles surjam. Esta habilidade exige se destacar pela força de vontade. O proativo faz, o outro fala. Faça já!

4) Seja preditivo – é a capacidade de prever ou listar as consequências de uma estratégia ou ação. Esta habilidade é fundamental, pois antecipa possíveis situações de resolução de problemas, fazendo-o refletir sobre a melhor estratégia para se chegar à melhor solução. Anime-se: prever soluções só depende de você! Exercite o raciocínio!

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5) Seja flexível – pessoas rígidas colocam obstáculos a elas mesmas e aos outros. Sabe aquele mecanismo de sabotagem interno? Muitas vezes você cria o monstro e depois tem de correr para fugir dele. Aceite o que não pode mudar e busque receptividade nas oportunidades. Desconstrua os hábitos! Se desafie!

6) Tenha empatia – é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Esta habilidade é fundamental nas negociações. Sem ela não se tem entendimento do ponto de vista do outro. Fica tudo muito no piloto automático. Trabalhar com pessoas exige um alto grau de empatia, pois cada um é um, e deve ser percebido e tratado de acordo com suas potencialidades. Saber obter o melhor do outro é decisivo para trabalhar em equipe.

7) Tenha humildade – pessoas que acreditam muito em sua capacidade podem ser sabotadas pela arrogância ou prepotência. A pessoa que tem humildade sabe que pode sempre aprender mais e que também pode errar. Ser humilde é reconhecer que você é único, mas não é perfeito. Aprenda com os erros e peça desculpas!

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8) Seja comprometido – ou você se envolve ou não se desenvolve. Se comprometer é se desenvolver através da doação. Se esforçar ao máximo para que dê certo. Pessoas comprometidas costumam ser íntegras e responsáveis. Assumem compromisso sem ficar em cima do muro. É saber unir suas crenças aos ideais da empresa. Se comprometa! Assuma suas atitudes como parte do todo!

9) Tenha seriedade – seja honesto cumpra o que prometeu. Pessoas sérias alavancam credibilidade. Mantenha um padrão de comportamento que transmita confiança! Mostre seu valor, sem esquecer de que quanto maior a humildade, mais séria deve ser a sua atitude.

10) Seja competente – estude, se aprimore, seja criativo. Cumpra prazos, coloque atenção e foco no que faz. Viva o presente. Faça o melhor e depois avalie no que você pode se aperfeiçoar. Procure não só atingir os objetivos da empresa, mas vá além!

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Última dica: monitore a aplicação de todas essas habilidades através de suas atitudes. O autodesenvolvimento não acontece da noite para o dia. É um processo. Sempre temos a oportunidade de crescer. Comece agora! Invista em você!