Dados divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira, 28 de abril, mostram que a taxa de desocupação no país continua em alta e o país tem agora 14,2 milhões de desempregados no trimestre encerrado em março. Esse número é 14,9% superior ao trimestre imediatamente anterior (outubro, novembro e dezembro de 2016) – o equivalente a 1,8 milhão de pessoas a mais desocupadas. No trimestre encerrado em fevereiro, o Brasil tinha 13 milhões de desempregados.

Continua depois da publicidade

Outro dado apresentado é que a população ocupada do país no trimestre móvel encerrado em março ficou em 88,9 milhões de pessoas. Esse é o menor contingente de pessoas ocupadas desde o primeiro trimestre de 2012, quando a população ocupada era de 88,4 milhões de pessoas. É um recorde negativo.

Menos carteira assinada

A pesquisa mostra também que o número de empregados com carteira de trabalho assinada fechou março em 33,4 milhões de pessoas, recuando em ambos os períodos de comparação: frente ao trimestre outubro/dezembro de 2016, o recuo foi de 1,8%, ou menos 599 mil pessoas com carteira assinada. Já em relação ao trimestre janeiro/ março do ano passado, a queda foi de 3,5%, ou menos 1,2 milhão de pessoas.

Continua depois da publicidade