O motorista Manoel Serafim Souza Neto, de 27 anos, virou estatística da crise econômica neste ano. Foi demitido e levou um susto grande. Mas foi atrás. Morador de Biguaçu, amigos o indicaram a procurar o Pró-Emprego, uma iniciativa criada em 2009 pela prefeitura para facilitar a busca e oferta de trabalho. O órgão, criado para atender a alta demanda de desempregados que surgiu com o abalo na economia, modernizou e colocou em operação um site onde currículos podem ser cadastrados e interessados podem se candidatar diretamente em vagas ofertadas por empresas da cidade. Manoel foi um dos beneficiados pela iniciativa.
Continua depois da publicidade
Ele já estava havia três meses desempregado quando procurou apoio no Pró-Emprego. Com o empurrãozinho, cadastrou o currículo e em uma semana foi chamado para uma entrevista de trabalho.
— Uma empresa de coleta de resíduos estava mesmo começando a atuar em Biguaçu e abriu várias oportunidades de emprego. Fiz entrevista e logo em seguida fui chamado. Não deu duas semanas e eu já estava trabalhando novamente — contou o trabalhador.
Leia mais: Sine tem aplicativo para achar vagas pelo celular
Continua depois da publicidade
Manoel afirma que também contou com a sorte, mas indica os amigos a cadastrarem os currículos no site e fazerem aquela figa para que dê tudo certo. Ele, de desempregado, conseguiu um emprego mais perto de casa — antes, trabalhava em São José — e o melhor: tem um salário até maior como motorista de caminhão de coleta de resíduos.
40 CADASTROS POR DIA
De acordo com a gerente do órgão, Tainara Ferreira, desde que o site entrou no ar, há cerca de quatro meses, aproximadamente 40 pessoas estão cadastrando seus currículos por dia no endereço. Interessados de São José e Governador Celso Ramos também estão tentando uma vaga ali.
— A ideia era agilizar o quanto antes o site, porque estávamos notando que, com a crise, a procura estava muito grande por vagas na cidade. E queríamos criar uma ponte diretamente entre o interessado e empresa — explicou a gerente.
Continua depois da publicidade
COMO FUNCIONA
No site do Pró-Emprego (clique aqui), vinculado ao da prefeitura, o interessado pode visualizar vagas disponíveis e cadastrar o currículo numa espécie de banco de talentos. Pode se candidatar diretamente a uma das vagas ofertadas, que o currículo é recebido diretamente pelo empregador.
Segundo Tainara, a empresa que tiver interesse em ofertar vagas também pode fazer tudo isso diretamente pelo site, sem ninguém precisar se deslocar até o escritório do Pró-Emprego.
Para efetuar o cadastro, as empresas deverão acessar o campo “EMPRESA” no website e em seguida clicar no campo “CADASTRAR EMPRESA”. Na sequência, deverão selecionar a opção “NÃO POSSUI CADASTRO” e preencher os dados solicitados. Após conclusão do cadastro, será enviado um e-mail com a confirmação de login e senha. A partir desses procedimentos, o acesso e as consultas a currículos cadastrados, bem como a oferta de vagas, estarão liberados ao empregador.
Continua depois da publicidade
SERVIÇO
Site do Pró-Emprego: https://pro-emprego.bigua.sc.gov.br/
Mais informações: o Pró-Emprego fica na Rua Barão do Rio Branco, 77, Centro de Biguaçu. Telefone: (48) 3285-5480.